Como fazer

Viu uma violação trabalhista ou caso de trabalho escravo? Saiba como denunciar!

Trabalho escravo, trabalho infantil, jornada exaustiva e outras violações trabalhistas podem ser combatidas com a sua ajuda. Para que os auditores fiscais do trabalho possam resgatar trabalhadores em situações degradantes de trabalho, é necessário que haja, muitas vezes, uma denúncia.


Seguindo as orientações do Ministério do Trabalho e da Previdência, Ecoa criou esse guia com um passo a passo para que você saiba como denunciar.

Getty Images

Quem identifica escravidão no Brasil são os órgãos públicos. São os auditores fiscais do trabalho, os procuradores do trabalho, policiais federais, civis e militares, defensores públicos da União e procuradores da república

Leonardo Sakamoto,
jornalista, colunista do UOL e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão
Getty Images

Disque 100

Usado para fazer denúncias gerais de violações contra os direitos humanos, o Disque 100 pode ser usado caso você queira fazer uma denuncia sobre trabalho escravo. O serviço funciona diariamente e por 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de todo o Brasil.
Getty Images

Divisão de Erradicação do Trabalho Escravo

A Detrae, ligada ao Ministério da Economia, criou um formulário para receber denúncias. Nele é possível preencher os dados do denunciante que, segundo a plataforma, são tratados de forma sigilosa.
Getty Images

Ministério Público do Trabalho

O órgão federal desenvolveu o aplicativo MPT Pardal. Disponível para iOS e Android, o aplicativo recebe denúncias sobre violações trabalhistas em todo território nacional. Para baixar, clique em "Veja mais!".
Getty Images

Polícia Federal

A Polícia Federal também atua no combate à violações de trabalho, como trabalho escravo, no Brasil. De acordo com o site do órgão, você pode fazer denúncias por meio da ouvidoria.
Getty Images

Comissão Pastoral da Terra (CPT)

A CPT, órgão da sociedade civil, está organizada em todo o território nacional em 21 regionais e promove campanhas em todo o país de combate ao trabalho escravo.
Getty Images

É fundamental tratar de Reforma Agrária e agricultura familiar para fins de erradicação de trabalho escravo, trabalho infantil e tráfico de pessoas no país

Lys Sobral Cardoso,
chefe da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho
Getty Images
Publicado em 02 de outubro de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas

Edição: Fred Di Giacomo