Como fazer

Aprenda a começar uma horta em casa

Quintais, varandas, sacadas e cozinhas estão ganhando cada vez mais o "verde" de uma nova decoração, que ainda ajuda a colocar em prática uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos. Estamos falando de hortas caseiras, que viraram febre em tempos de pandemia e isolamento social. O cultivo de hortaliças e folhosas não só reduz a ida ao mercado, como diminui a produção de lixo. Fora isso, o manejo com terra e plantas tem um lado terapêutico, já que a atividade requer paciência, cuidado e dedicação. A seguir, selecionamos algumas dicas para que você possa começar o cultivo de sua própria horta.

Mais do que espaço, sol é necessário

Em casa ou apartamento, um pequeno espaço já basta para o cultivo de algumas hortaliças. No entanto, é preciso que o local escolhido tenha bastante luminosidade, com a luz do sol diretamente nas plantas. O ambiente também precisa ser bem arejado.
Getty Images/iStockphoto

Quintais vs vasos

Se você mora em casa e tem um quintal espaçoso, as opções para cultivo aumentam: pepino, mamão, abóbora, abacaxi, banana, repolho, tomate, couve e berinjela. Não tem quintal e falta espaço? Não tem problema, em vasos as opções são: rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, hortelã, morango, cebolinha, pimentão, salsa, coentro e alface.
Getty Images/iStockphoto

Use a criatividade!

Nem só de vasos e jardineiras se faz uma 'morada' para hortaliças. É possível reutilizar garrafas pet, panelas, latas, caixinhas de leite e até tubos de PVC. Pode ser feito o cultivo de cebolinha e coentro, num mesmo "tubo", e de alface e chicória, em outro.
Getty Images/iStockphoto
Todos esses recipientes, assim como os vasos, devem conter furos na parte inferior para o escoamento da água. No caso de garrafas pet, elas podem ser utilizadas de maneira vertical (com o bico pra baixo) ou horizontal, também levando em consideração a necessidade do escoamento de água.
Getty Images

Preparar e plantar

Chegou a hora de preparar o vaso, a jardineira ou outro recipiente para a plantação. Primeiro: coloque uma camada de argila expandida e, por cima, uma manta de bidim ou geotêxtil, que é uma manta de drenagem que evita que a terra escorra para o fundo do vaso. Um pouco de areia também pode ajudar nesse processo. Depois, vem a terra, que pode ser comprada já adubada. Caso contrário, você pode preparar misturando terra vegetal e matéria orgânica, que pode ser húmus de minhoca ou composto orgânico.
Getty Images

Mão na terra: muda ou semente

Fique atento ao primeiro cultivo, é preciso entender a necessidade de cada espécie. Todas precisam de sol. Umas mais, outras menos. Por exemplo, caso o espaço que você escolheu para a horta não tenha a luminosidade do sol durante a maior parte do dia, comece por hortelã, salsinha, cebolinha. Antes de plantar, molhe a terra. No caso da semente, plante em uma profundidade máxima de 1 cm. Já a muda deve ser colocada em uma cova com tamanho suficiente para caber o torrão de terra da muda.
Getty Images

Tempo de rega

Pela manhã ou fim de tarde são os melhores horários para a rega, que deve ser diária. No entanto, cada espécie tem a sua necessidade. É preciso tomar cuidado com a falta e o excesso de água, que gera o apodrecimento das raízes. Além disso, molhar em períodos mais quentes faz com que a água evapore rapidamente e a planta não absorva os nutrientes
Getty Images

Cuidado e paciência

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as hortaliças exigem uma boa fertilidade do solo. Por isso, recomenda-se que, quinzenalmente, sejam feitas adubações complementares. Além disso, a qualidade do solo, nutrientes e irrigação pode influenciar no tempo de colheita, que varia de acordo com a espécie da planta. Cebolinha e salsinha, por exemplo, a colheita pode ser feita, em média, de dois a três meses após o plantio. Já a alface pode ser colhida entre 50 a 130 dias após a semeadura.
Getty Images

Controle de pragas

Mesmo em uma horta caseira, pode aparecer a presença de pragas e fungos. Evite o uso de produtos industrializados e invista em inseticidas naturais, como o uso de alho e cebola. Após ferver cinco dentes de alho e a metade de uma cebola em um litro de água, espere esfriar, e pulverize a mistura nas plantas.
Getty Images

Para saber mais

Durante a pandemia de Covid-19, a Embrapa disponibilizou o curso online "Hortas em Pequenos Espaços" sobre o aproveitamento de espaços vazios de corredores, varandas, sacadas, quintais e até janelas para produzir alimentos saudáveis. O curso é gratuito.

Cultivar temperos como salsa, coentro e cebolinha, ou folhosas como alface, rúcula e agrião não é, em resumo, privilégio de moradores da zona rural. Com uma linguagem simples e direta, é possível mostrar que a produção e o consumo seguro de hortaliças estão ao alcance de todos".

Henrique Carvalho,
chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia
Getty Images
Publicado em 04 de novembro de 2020.
Reportagem: Diana Carvalho
Edição: Fernanda Schimidt