Nico Rosberg, campeão de Fórmula 1 de 2016, possui um dos 275 exemplares do Mercedes-AMG One, um carro de rua com motor usado na Fórmula 1.
Rosberg desligou o motor do veículo de maneira incorreta, sem esperar que a unidade atingisse a temperatura ideal, conforme mostrado em um vídeo em seu canal no YouTube.
Desligar o motor prematuramente seis vezes seguidas pode bloquear o motor, necessitando intervenção técnica para religar o carro.
O AMG One, anunciado em 2017, teve sua produção iniciada em agosto de 2022, sendo uma versão de rua do motor V6 turbo de 1.6 litros usado na F1.
O motor de F1 do AMG One exige procedimentos específicos para evitar problemas, incluindo atingir a temperatura ideal antes de ser desligado.
No vídeo, Rosberg é alertado sobre a importância de seguir o procedimento correto de desligamento do motor para evitar danos.
Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images
O motor a combustão do AMG One leva de cinco a oito minutos para atingir a temperatura ideal se o carro estiver parado, e de dois a cinco minutos se estiver em movimento usando o motor elétrico.
O AMG One sempre inicia com o motor elétrico, com o motor a combustão entrando em ação após o catalisador atingir 500°C.
Jochen Hermann, diretor técnico da Mercedes-AMG, afirmou que o AMG One foi o carro mais complicado já feito pela montadora, com o desenvolvimento de seu software sendo a parte mais desafiadora.
Hermann também destacou que o AMG One nunca será replicado devido à sua complexidade e os desafios enfrentados durante seu desenvolvimento.
Para saber mais, acesse UOL Carros.
Hendrik Schmidt/picture alliance via Getty Images