Freadinha antes do radar: reduzir velocidade nem sempre evita multa

Por Guilherme Menezes

Um bom motorista deve sempre andar dentro dos limites da via, mas um descuido pode fazer com que seja necessário pisar no freio para diminuir a velocidade ao se aproximar de um radar.

Getty Images

Será que isso dá certo?

Divulgação

Para entender, é importante saber como funciona um radar. Veja a seguir:

Rivaldo Gomes/Folhapress

Pardais

Folhapress

A maior parte utiliza linhas no chão para aferir em quanto tempo o veículo passou por elas. Se o tempo for menor do que o programado dentro do aparelho, uma foto é disparada.

Zanone Fraissat/Folhapress

A velocidade é reconhecida pelo dispositivo após realizar um cálculo entre a distância das linhas vs o tempo aferido.

Rubens Cavallari/Folhapress

Chances de freada funcionar para escapar da multa são maiores nos que fotografam a placa traseira. Isso porque as linhas de aferição ficam posicionadas mais adiante.

ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Se for um equipamento que fotografa a placa da frente, as linhas ficarão posicionadas antes da máquina.

3.out.2023-Bruno Escolastico/Ato Press/Estadão Conteúdo

Por conta disso, o motorista precisará avistar o radar com maior antecedência. Muitas vezes, nesses casos, as chances de sucesso da "freadinha" são menores.

iStock

Móveis

Márcia Ribeiro/Folhapress

Funciona como se estendesse uma espécie de "faixa" invisível. Quando o carro passa por ela, o aparelho detecta a velocidade.

Silva Junior/Folhapress

Frear antes do radar pode funcionar, desde que o tempo de reação do condutor tenha sido rápido o bastante para que o carro não chegue ao campo de detecção ainda acima da velocidade permitida.

Divulgação

Pistola

Divulgação

Como o equipamento lança uma onda até o carro e ela retorna até o aparelho medidor já com a velocidade, vai depender do momento em que o fiscal de trânsito realizou o disparo.

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Não há variáveis nem quanto à capacidade de aferição da máquina, pois ela pode registrar veículos a até um quilômetro de distância.

Divulgação
Publicado em 24 de novembro de 2023.