Um bom motorista deve sempre andar dentro dos limites da via, mas um descuido pode fazer com que seja necessário pisar no freio para diminuir a velocidade ao se aproximar de um radar.
Para entender, é importante saber como funciona um radar. Veja a seguir:
A maior parte utiliza linhas no chão para aferir em quanto tempo o veículo passou por elas. Se o tempo for menor do que o programado dentro do aparelho, uma foto é disparada.
Zanone Fraissat/Folhapress
A velocidade é reconhecida pelo dispositivo após realizar um cálculo entre a distância das linhas vs o tempo aferido.
Rubens Cavallari/Folhapress
Chances de freada funcionar para escapar da multa são maiores nos que fotografam a placa traseira. Isso porque as linhas de aferição ficam posicionadas mais adiante.
ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Se for um equipamento que fotografa a placa da frente, as linhas ficarão posicionadas antes da máquina.
3.out.2023-Bruno Escolastico/Ato Press/Estadão Conteúdo
Por conta disso, o motorista precisará avistar o radar com maior antecedência. Muitas vezes, nesses casos, as chances de sucesso da "freadinha" são menores.
Funciona como se estendesse uma espécie de "faixa" invisível. Quando o carro passa por ela, o aparelho detecta a velocidade.
Frear antes do radar pode funcionar, desde que o tempo de reação do condutor tenha sido rápido o bastante para que o carro não chegue ao campo de detecção ainda acima da velocidade permitida.
Como o equipamento lança uma onda até o carro e ela retorna até o aparelho medidor já com a velocidade, vai depender do momento em que o fiscal de trânsito realizou o disparo.
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Não há variáveis nem quanto à capacidade de aferição da máquina, pois ela pode registrar veículos a até um quilômetro de distância.