Estacionou na rua? 8 itens que ladrões têm levado dos carros em segundos

Por Julio Cabral

Embora os furtos e roubos de automóveis fiquem na mente como o principal risco, algumas peças podem ser levadas em apenas alguns segundos.

Getty Images/iStockphoto

Em muitos casos, não estamos falando de componentes baratos. O UOL Carros reuniu alguns exemplos para alertar os leitores sobre os riscos de deixar o carro estacionado na rua.

Getty Images

Acabamentos

Não é raro ver algum automóvel sem o acabamento entre as portas dianteiras e traseiras. Ainda mais se for uma versão esportiva ou uma peça com acabamento em preto piano ou fosca.
Getty Images/iStockphoto
É o caso também de frisos, borrachões e outros detalhes destacáveis. Sem falar nas capas dos retrovisores, especialmente se for um modelo premium.
Murilo Góes/UOL

Calotinhas

Pequenos detalhes são chamarizes para os criminosos. Um bom exemplo são os símbolos e as calotinhas das rodas de liga leve, que não exigem ferramentas especializadas para retirada.
Reprodução

Catalisador

Repletos de materiais raros e com preço de mercado elevado, os catalisadores talvez sejam um dos componentes mecânicos mais furtados.
Reprodução

Esguicho do limpador

Embora fossem vendidas por um preço em conta, até por serem peças oferecidas no mercado, muitos furtam o esguichador do para-brisa do Volkswagen Fusca.
Pixabay
A inspiração? A Jovem Guarda! Chamada de brucutu, a peça era usada para enfeitar os anéis e colares dos músicos e jovens dos anos 60 e 70.
Karime Xavier / Folhapress

Emblemas e logotipos

O furto de logotipos e emblemas é algo que vem de eras atrás, mas ganhou relevância extra após a onda de crimes que focou no Volkswagen Nivus.
Simon Plestenjak/Folhapress
O crossover conta com uma peça diferente da maioria dos outros modelos, pois ela é adaptada ao funcionamento do radar do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), cujo sensor também pode ser levado junto.
Rafaela Borges/UOL

Faróis

Basta falar em furto de faróis para muitos se lembrarem dos casos que estão acontecendo com Porsches. Entretanto, isso não se resume à marca alemã.
Reprodução

Rodas de liga leve

Rodas de liga leve estão entre os itens mais levados. Algumas quadrilhas usam máquinas de desparafusar para acelerar o processo. O crime é lucrativo não apenas pelas rodas, como também pelos pneus.
iStock / Getty Images
Publicado em 26 de março de 2024.

Veja Também