Nos últimos anos, a introdução de carros híbridos no Brasil, como o Ford Fusion e o Toyota Prius, foi recebida com entusiasmo e ceticismo.
O Ford Fusion foi lançado em 2010 e o Toyota Prius em 2013, ambos representando inovação e eficiência no mercado automobilístico brasileiro.
Ambos os modelos são híbridos "convencionais", que não precisam ser carregados na tomada.
O preço do pacote completo da bateria de alta voltagem pode variar entre R$ 14,8 mil para o Fusion e R$ 28 mil para o Prius.
Experiência com o Fusion 2018: Marcelo Martins, dono de um Fusion 2018, relata uma média de consumo de 22 km/l, destacando a importância da pressão dos pneus e do uso do ar-condicionado.
Consumo com o Fusion 2011: Flávio José, proprietário de um Fusion 2011, observa um consumo médio de 14 km/l devido ao gerenciamento da bateria que preserva sua vida útil.
Manutenção Regular: Manuel Souza destaca a importância das revisões regulares, com sua bateria do Fusion 2018 ainda com 99,68% de eficiência após 146 mil km rodados.
Durabilidade do Prius 2016: Ari Mocelin, dono de um Prius 2016 com 250 mil km rodados, elogia a durabilidade dos componentes, mas critica os altos preços das peças e serviços nas concessionárias.
Apesar da durabilidade, Ari menciona que as peças, como faróis e freios, são caras e prefere serviços em oficinas independentes para reduzir custos.
Ari afirma que, apesar de alguns problemas, compraria outro Prius, destacando uma média de consumo entre 18 km/l e 20 km/l e a continuidade do funcionamento do carro mesmo se a bateria elétrica falhar.
Para saber mais, acesse UOL Carros.