Não agradou

4 carros que mudaram após críticas do consumidor

Por Vitor Matsubara

Atendendo à pedidos

Alguns carros já precisaram passar por mudanças inesperadas em seus projetos. Tudo por conta das queixas do consumidor, que torceu o nariz para um detalhe que faz toda a diferença. Veja quatro exemplos a seguir.
Divulgação

Volkswagen Fox

O Fox foi lançado em 2003 e fez muito sucesso no Brasil. Mas um ano após sua estreia, ele virou notícia pelo mecanismo de rebatimento do banco traseiro, que acabou decepando o dedo de oito clientes. Apenas em 2008 é que a VW mudou o projeto e fez o recall de mais de 400 mil unidades.
Divulgação

Toyota Corolla Cross

O Corolla Cross é um sucesso de vendas, mas virou alvo de chacota por um detalhe. O escapamento aparente na traseira rendeu memes e críticas, fazendo a Toyota adotar uma solução paliativa: pintar parte da peça na cor preta.
Divulgação

Honda Fit

O Fit foi um sucesso de público e crítica, mas não escapou das correções. Como o para-choque traseiro era pouco saliente e a tampa do porta-malas era baixa demais, qualquer encostada numa parede ou outro veículo resultava em danos. Resultado: a peça foi redesenhada na tentativa de mudar a situação.
Divulgação

Toyota Etios

O Etios não fez tanto sucesso, mas ficou longe de ser um fracasso. Isso aconteceu em parte por melhorias feitas em seu projeto ao longo dos anos em que esteve à venda no Brasil. Uma delas foi a troca do controverso painel analógico central por um painel digital, que tinha estilo mais moderno.
Divulgação
Publicado em 23 de junho de 2023.

Veja Também