Carros quase eternos? 5 motores que duram bastante e ficam longe do mecânico

Por Vitor Matsubara

Alguns carros são conhecidos pela robustez e manutenção fácil e barata de seus motores.

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Elevada durabilidade depende do cumprimento do plano de manutenção informado no manual do proprietário.

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Volkswagen AP (1985-2012): Conhecido como "AP", o motor EA827 estreou em 1985 em modelos como Gol e Voyage. Popular entre preparadores pela robustez e disponibilidade de peças, foi usado até 2012.

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Fiat Fiasa (1976-2004): Iniciado em 1976 com o Fiat 147, projetado por Aurelio Lampredi. Evoluiu para motores de 1.0 a 1.5 litro e foi utilizado até 2004, quando foi substituído pelo motor Fire.

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Ford CHT (1968-1996): Origem francesa, utilizado pela Ford após aquisição da Willys-Overland. Evoluiu para versões de 1.3 a 1.6 litro e foi empregado até 1996, quando substituído pelos motores Endura-E e Zetec-SE.

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GM Família II (1982-2012): Estreou no Monza e incluiu motores de 1.6 a 2.2 litro. Utilizado em modelos como Kadett, Omega e S10, conhecido pela durabilidade e fácil manutenção.

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Honda K20 (2007-2013): Parte da série K, famoso no Brasil pelo Civic Si com 192 cv. Conhecido pela alta rotação e confiabilidade, popular entre preparadores.

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Popularidade e Versatilidade: Motores como o Volkswagen AP e GM Família II são populares por suas adaptações e variedade de peças.

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Evoluções e Adaptações: Motores como o Fiat Fiasa e Ford CHT passaram por diversas evoluções para se adequar a novos modelos e regulamentações.

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Legado e Substituição: Esses motores, apesar de duráveis, foram substituídos por novas tecnologias, mas deixaram um legado de confiabilidade e facilidade de manutenção.

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Publicado em 22 de julho de 2024.

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