Considerada o caramelo da natureza, a tâmara é uma das frutas mais doces que existem e é encontrada, geralmente, na forma seca.
É composta principalmente por carboidratos e apresenta uma variedade de vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, do complexo B, e antioxidantes como betacaroteno e luteína.
A seguir, conheça os principais benefícios da fruta:
1. A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal.
2. A tâmara fornece energia, devido a sua quantidade de carboidratos: 100 gramas têm, em média, 314 kcal. Ela inclusive já foi estudada como uma boa opção para um pré-treino.
3. Promove o desenvolvimento muscular, por ser fonte de potássio e magnésio, que são minerais essenciais para a contração muscular.
4. A tâmara ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e a prevenir doenças, pois é fonte de zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes.
5. Por conter ferro, ajuda a combater a anemia. O consumo regular da fruta ajuda no transporte de oxigênio para as células do organismo, prevenindo a doença.
6. Ajuda a relaxar e reduzir a tensão, pois é fonte de magnésio -- mineral relacionado com a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar.
7. Contribui para a diminuição do risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, e ajuda a melhorar a memória e a capacidade cognitiva.
8. Contribui para uma visão saudável, por conter vitamina A, evitando o risco de doenças oculares, como degeneração macular.
9. As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o bom desenvolvimento dos nossos ossos. Também previnem a osteoporose.
10. Contém ótimas quantidades de carotenoides, flavonoides e taninos, que combatem os radicais livres e promovem a saúde das artérias, ajudando a prevenir infarto e AVC.
11. Comer tâmara nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido, de acordo com um estudo.