Suga colesterol do sangue, aumenta imunidade e reduz risco de AVC: 13 benefícios da laranja à saúde

Por Samantha Cerquetani

Consumir laranja no seu dia a dia traz muitos benefícios à saúde, muito além do reforço à imunidade! Confira a seguir 13 deles.

Getty Images

Redução do Risco de AVC: Consumir laranjas e frutas cítricas diminui o risco de AVC isquêmico em mulheres, graças aos flavonoides.

iStock

Prevenção de Pedras nos Rins: O suco de laranja pode ajudar a prevenir pedras nos rins, reduzindo os níveis de ácido úrico no corpo.

iStock

Diminuição do Colesterol: Os flavonoides na laranja limitam a absorção de colesterol no intestino, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol ruim.

iStock

Proteção contra o Câncer: Estudos indicam que o consumo de laranjas pode proteger contra diversos tipos de câncer, devido aos flavonoides e à vitamina C.

iStock

Melhoria da Memória: O suco de laranja diário pode melhorar a função cerebral em idosos, graças à vitamina C, um antioxidante que beneficia a sinapse dos neurônios.

iStock

Proteção dos Olhos: O consumo regular de laranjas reduz o risco de degeneração macular, segundo estudo do Westmead Institute for Medical Research.

iStock

Saúde Cardiovascular: Frutas cítricas, como laranjas, ajudam a prevenir doenças cardíacas e derrames, combatendo radicais livres com suas propriedades antioxidantes.

iStock

Alívio de Alergias Respiratórias: A laranja, rica em ácido fólico, pode amenizar sintomas de alergias respiratórias, como demonstrado por uma pesquisa da Escola de Medicina Johns Hopkins.

iStock

Combate à Prisão de Ventre: O suco de laranja favorece a microbiota intestinal, sendo benéfico para a flora intestinal e melhorando a prisão de ventre.

iStock

Prevenção de Gripes e Resfriados: A vitamina C na laranja impulsiona o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e reduzindo a duração dessas doenças.

iStock

Retardamento do Envelhecimento: A vitamina C, com seu efeito antioxidante, combate radicais livres, contribuindo para evitar o envelhecimento precoce.

iStock

Suporte à Tireoide: Os carotenoides e a vitamina C na laranja favorecem o funcionamento da tireoide, estimulando o sistema imunológico.

iStock

Melhoria do Humor: Alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, têm um impacto positivo no estado emocional, proporcionando melhora rápida no humor.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

Paulo Whitaker
Publicado em 04 de dezembro de 2023.