Suga colesterol do sangue, melhora memória e reduz risco de catarata: os 7 benefícios da manga à saúde

Por Samantha Cerquetani

A manga, originária da Ásia, é cultivada há mais de 4 mil anos e adapta-se bem ao clima tropical brasileiro, com variedades como espada, rosa, palmer e tommy.

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Rica em fibras, antioxidantes, vitaminas A e C, cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio, a manga oferece cerca de 60 kcal em 100 g.

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As vitaminas C e A na manga fortalecem o sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças.

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As fibras da manga auxiliam no funcionamento intestinal, prevenindo a constipação. Estudos indicam que seu consumo diário pode reduzir sintomas de constipação crônica.

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Antioxidantes e fibras solúveis na manga contribuem para o bom funcionamento das artérias, equilibrando a frequência cardíaca e reduzindo o colesterol LDL.

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Carotenóides, luteína e zeaxantina na manga protegem os olhos, prevenindo catarata, degeneração macular e dificuldades de visão noturna.

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Antioxidantes como vitaminas A e C retardam o envelhecimento da pele, auxiliando na produção de colágeno e na elasticidade da pele.

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O ácido glutâmico presente na manga beneficia o cérebro, aumentando a concentração e melhorando a memória.

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A vitamina C na manga contribui para a absorção de ferro, sendo benéfica para pessoas com anemia. Consumir após refeições principais é recomendado.

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Estudos sugerem que a manga, rica em fibras, pode reduzir os níveis de glicose sanguínea, sendo potencialmente benéfica para quem tem diabetes tipo 2. Mais pesquisas são necessárias para comprovação.

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Componentes antioxidantes e polifenóis na manga mostraram atividade anticâncer em estudos em animais e tubos de ensaio, mas testes em humanos ainda são necessários.

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Consumir a manga in natura é ideal para preservar seus nutrientes. O suco deve ser sem açúcar. Pode ser usada em receitas doces e salgadas, como saladas, molhos, smoothies e vitaminas.

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O consumo diário de cerca de duas xícaras (equivalente a uma manga média) é indicado. Por ser rica em fibras, não é recomendada para casos de diarreia severa.

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Não há comprovação científica de que misturar manga com leite faz mal. Pessoas com diabetes devem consumir com moderação para usufruir dos benefícios.

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Publicado em 29 de novembro de 2023.