Suga açúcar do sangue, elimina colesterol e absorve gordura: os benefícios do chuchu para a saúde

Por Cecilia Felippe Nery

O chuchu, apesar de muitas vezes subestimado, é saudável, versátil e pode ser delicioso, dependendo do preparo, além de ser um fruto e não um legume.

iStock

Além de seus benefícios à saúde, o chuchu é um aliado na economia doméstica, sendo barato, de fácil cultivo e disponível durante todo o ano.

iStock

Originário do México, o chuchu era cultivado pelos astecas, tornando-se um item básico na alimentação na América Central, sendo utilizado até mesmo como planta medicinal.

iStock

Pertencente à família das cucurbitáceas, como pepino e abóbora, o chuchu apresenta diferentes variedades, influenciadas por fatores como cor, formato e região de cultivo, além de ter uma composição nutricional interessante, incluindo baixas calorias, fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Getty Images

O alto teor de potássio no chuchu contribui para regular a pressão arterial, equilibrando os efeitos do sódio no organismo.

iStock

O chuchu auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares, arteriosclerose, controla níveis de açúcar no sangue e reduz o colesterol "ruim" (LDL).

iStock

Com sabor suave e leve, o chuchu facilita a digestão, sendo rico em água e fibras, promovendo motilidade intestinal, e ainda possui efeito diurético e hidratante.

iStock

Com minerais e vitamina C, o chuchu atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e promovendo a saúde celular.

iStock

Baixo em calorias e com alto teor de água, o chuchu é um aliado em dietas de emagrecimento, contribuindo para a saciedade.

iStock

O potássio presente no chuchu beneficia a saúde dos rins, auxiliando nas funções e prevenindo problemas como pedras ou cálculos renais.

iStock

Com vitamina C e zinco, o chuchu atua como anti-inflamatório e fortalece a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

iStock

O chuchu pode ser consumido cru, ralado em saladas, ou preparado de diversas formas, como cozido, assado, refogado, em sopas, tortas e até em receitas doces.

iStock

O chuchu, como qualquer alimento, deve ser parte de uma dieta equilibrada, e seus benefícios estão associados ao conjunto de nutrientes em equilíbrio com outros alimentos.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 17 de novembro de 2023.