Substitui doce, suga açúcar do sangue e queima gordura: os benefícios da pasta de amendoim à saúde

Por Samantha Cerquetani

Feita a partir de amendoim torrado, óleos e outros ingredientes, ela é uma opção popular para enganar a vontade de comer doces.

Getty Images/iStockphoto

Versões sem açúcar e conservantes tornaram-se populares no Brasil como alternativa saudável.

iStock

Rica em gorduras saudáveis, a pasta de amendoim contém minerais como magnésio, ferro, zinco, antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina E e proteína.

Getty Images

Uma colher de sopa (30g) contém aproximadamente 163 kcal, sendo uma fonte equilibrada de energia com carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis.

iStock

Benefícios para praticantes de exercícios: Rico em proteínas, potássio e magnésio, a pasta favorece a hipertrofia muscular e previne câimbras e fadiga muscular.

iStock

Melhora da saúde óssea: O magnésio presente ajuda a melhorar a saúde óssea, reduzindo a perda óssea em estudos.

iStock

Fortalecimento do sistema imunológico: Rica em vitamina E e antioxidantes, a pasta de amendoim fortalece os glóbulos brancos e vermelhos, auxiliando na imunidade.

iStock

Redução do risco de diabetes: Consumir regularmente reduz o risco de diabetes tipo 2 devido à presença de ômega 9 e fibras.

iStock

Contribuição para o emagrecimento: Apesar da caloria, o ácido oleico presente ajuda na queima de gordura, promovendo a saciedade.

iStock

Proteção contra Alzheimer: O consumo regular pode proteger contra a doença de Alzheimer devido à presença de niacina.

iStock

Prevenção de doenças cardíacas: Ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes contribuem para controlar o colesterol e reduzir triglicérides, prevenindo doenças cardíacas.

iStock

Recomendações de consumo: Consumir até duas colheres de sopa por dia, integrando-a a uma dieta equilibrada.

iStock

Versatilidade na culinária: Pode ser adicionada a diversas receitas, sanduíches, frutas, bolos, saladas, smoothies, tapiocas, iogurtes e mingaus.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 06 de fevereiro de 2024.