Embora tenha um sabor levemente amargo, a escarola é rica em vitaminas, minerais e fibras, sendo um excelente complemento para uma dieta saudável.
Contém inulina, uma fibra solúvel com efeito prebiótico, que nutre as bactérias intestinais, melhora a absorção de minerais, regula o intestino e ajuda na prevenção do câncer de cólon.
Rica em fibras e com poucas calorias (17 calorias por 100 g), a escarola prolonga a sensação de saciedade, ajudando na perda de peso sem afetar a balança.
A inulina ajuda a eliminar gorduras do organismo, reduzindo as taxas de colesterol quando incluída em uma dieta saudável.
Rica em ácido fólico (119 mcg por 100 g), essencial para a formação do DNA e a saúde cerebral, vascular e imunológica do feto.
O potássio presente na escarola ajuda a regular a pressão arterial e, junto com antioxidantes, melhora a saúde do coração.
Contém minerais como ferro, cálcio, carotenoides e compostos bioativos que são fundamentais para a formação e manutenção dos ossos, prevenindo osteoporose.
Rica em ferro e betacaroteno, a escarola ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na prevenção da anemia. A vitamina C melhora a absorção do ferro.
A vitamina C, juntamente com outras vitaminas e minerais presentes na escarola, fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.
O potássio é essencial para a contração muscular durante os exercícios e ajuda na recuperação muscular após o exercício.
Use como recheio de tortas e pizzas para adicionar um sabor único e benefícios nutricionais.
Para mais dicas, acesse VivaBem.