Remove açúcar do sangue, reduz pressão e aumenta energia: os benefícios da beterraba à saúde

Por Samantha Cerquetani

A beterraba, raiz tuberosa originária da Europa, possui três tipos: açucareira, forrageira e a consumida como hortaliça no Brasil.

iStock

Destaca-se como fonte de manganês, potássio, folato, vitaminas C e do complexo B, ácido fólico, carotenoides, betacaroteno e betalaína, um antioxidante.

Getty Images

Com cerca de 32 kcal em cada 100 g, a beterraba cozida é rica em fibras, sendo consumida em saladas e sucos.

iStock

Benefício 1: Controle da Pressão Arterial - A presença de nitrato na beterraba contribui para a dilatação das veias, melhorando o fluxo sanguíneo e auxiliando no controle da pressão arterial.

iStock

Benefício 2: Melhora no Desempenho Físico - Os nitratos melhoram o desempenho das mitocôndrias, aumentando a produção de energia, beneficiando os músculos.

Unsplash

Benefício 3: Saúde Digestiva - Rico em fibras, o vegetal melhora a digestão, alimentando as boas bactérias intestinais e prevenindo problemas como constipação.

iStock

Benefício 4: Aprimoramento Cognitivo - Estudos indicam que o consumo de beterraba pode melhorar a função cerebral, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e aumento do fluxo cerebral.

iStock

Benefício 5: Saciedade e Emagrecimento - As fibras aumentam a saciedade, auxiliando no controle calórico, e a beterraba, com poucas calorias, contribui para o emagrecimento.

iStock

Benefício 6: Regulação da Glicose - Antioxidantes presentes na beterraba ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue e aumentam a sensibilidade à insulina, benéfico para quem tem diabetes.

iStock

Pesquisas indicam que a beterraba pode reduzir inflamações, possui propriedades anticancerígenas, protege o fígado e contribui para a redução do colesterol.

iStock

Consumir beterraba não causa efeitos colaterais significativos, mas é necessário cuidado em casos de pressão baixa, pressão alta medicada e pedras nos rins.

iStock

A beterraba pode ser consumida ralada em saladas, cozida, em sopas, bolos, refogados e suflês. O suco de beterraba, combinado com outras frutas, é popular e benéfico.

iStock

Embora ajude na prevenção, a beterraba não é rica em ferro. A anemia ferropriva, causada pela deficiência desse nutriente, requer fontes mais concentradas.

iStock

Consultar um médico é crucial para quem tem condições específicas, como pressão baixa, pressão alta medicada ou pedras nos rins, para determinar a quantidade adequada de consumo regular de beterraba.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 05 de janeiro de 2024.