Hidrata cabelo, desinflama e protege a pele: os benefícios do óleo de girassol à saúde

Por Nathalie Ayres

Extraído da semente da flor, o óleo de girassol é rico em ácidos graxos poli e monoinsaturados, destacando-se o ômega 9, além de conter vitamina E.

Getty Images

Saúde do Coração: Beneficia a saúde cardiovascular, prevenindo doenças degenerativas e auxiliando na formação de hormônios essenciais, graças à composição nutricional.

iStock

Cosméticos e Cuidados com a Pele: Rico em ácidos graxos insaturados e vitamina E, tem potencial anti-inflamatório e antioxidante, colaborando com a saúde da pele.

iStock

Modo de Consumo Ideal: Deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, sendo consumido em preparações como temperos de saladas e outros alimentos frios.

iStock

Com alta densidade calórica, é indicado não ultrapassar duas colheres de sopa ao dia, preferencialmente misturado a outros alimentos.

Getty Images/iStockphoto

Pode ser usado em preparações quentes devido ao seu alto ponto de fumaça (255ºC), evitando a formação de substâncias tóxicas.

Getty Images/iStockphoto

Benefícios na Saúde Cardiovascular: Substituir gorduras trans e saturadas por óleo de girassol pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como demonstrado em estudos como o PREDIMED.

iStock

O combo de ácidos graxos e vitamina E torna o óleo de girassol um aliado no equilíbrio das taxas de colesterol, com efeitos positivos sobre a colesterolemia.

iStock

Hidratação Capilar: Pode contribuir para a hidratação do couro cabeludo, mas deve ser usado como ingrediente em formulações específicas, não deixando-o por muito tempo na cabeça.

Piotr Marcinski/ EyeEm/ Getty Images

A vitamina E do óleo de girassol possui propriedades antioxidantes que contribuem para a proteção da pele, embora não deva ser utilizado como protetor solar.

iStock

Apesar de sua vitamina E, não se recomenda aplicar diretamente na pele antes da exposição solar, sendo mais indicado para proteção dentro de formulações específicas de produtos.

iStock

Veja mais curiosidades sobre o óleo de girassol em VivaBem.

Getty Images
Publicado em 12 de janeiro de 2024.