Equilibra açúcar no sangue, regula pressão e amplia energia: os benefícios da beterraba à saúde

Por Samantha Cerquetani

A beterraba é uma raiz tuberosa originária da Europa, com três tipos principais: açucareira, forrageira e a consumida como hortaliça.

iStock

Fonte de manganês, potássio, folato, vitaminas C e do complexo B, ácido fólico, carotenoides, betacaroteno e betalaína.

iStock

Calorias e Fibras: A beterraba cozida tem cerca de 32 kcal por 100g e é rica em fibras.

iStock

Benefício para Pressão Arterial: Ajuda a diminuir a pressão arterial devido à presença de nitratos que melhoram a dilatação das veias e fluxo sanguíneo.

iStock

Melhora do Desempenho Físico: Os nitratos também melhoram o desempenho das mitocôndrias, aumentando a energia e a recuperação muscular.

Getty Images

Sistema Digestivo: Rica em fibras, melhora a digestão e previne problemas como constipação e doenças inflamatórias intestinais.

iStock

Função Cerebral: O consumo pode melhorar a função cerebral e habilidades cognitivas ao aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro.

iStock

Promove Saciedade: As fibras aumentam a saciedade, ajudando na diminuição da ingestão calórica e contribuindo para o emagrecimento.

iStock

Redução da Glicose no Sangue: Antioxidantes ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentam a sensibilidade à insulina.

iStock

Combate à Anemia: Embora ajude a prevenir a anemia, a beterraba não é rica em ferro, contendo apenas 0,2 mg por 100g.

iStock

Propriedades Anticancerígenas: Antioxidantes presentes na beterraba podem ajudar a combater o câncer, reduzindo o crescimento de células malignas em estudos.

iStock

Proteção do Fígado: O suco de beterraba pode ser benéfico para a saúde do fígado, diminuindo danos hepáticos em estudos com ratos.

iStock

Diminuição do Colesterol: Estudos em ratos mostram que o extrato de beterraba pode reduzir o colesterol total e os triglicerídeos, aumentando o HDL (bom colesterol).

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 17 de junho de 2024.