Desincha, elimina líquidos e suga açúcar do sangue: os benefícios do alho-poró à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

O alho-poró, pertencente à família do alho e cebola, é uma hortaliça saudável, contendo minerais essenciais, vitamina C e complexo B.

Douglas José/Getty Images/iStockphoto

Benefícios à Saúde Óssea e Cardiovascular: O alho-poró é fonte de minerais benéficos para a estrutura óssea, muscular e cardiovascular.

iStock

Combate ao Envelhecimento: Rico em antioxidantes como flavonoides e polifenóis, o alho-poró combate o envelhecimento precoce da pele, cabelos e corpo em geral.

iStock

Sistema Digestório Saudável: Com alto teor de fibras e inulina, o alho-poró promove o bom funcionamento do aparelho digestivo e contribui para a saúde da flora intestinal.

iStock

Propriedades Anti-Inflamatórias: A presença de vitamina K no alho-poró auxilia na prevenção de doenças inflamatórias e calcificação das artérias.

iStock

Diurético Natural: Com propriedades diuréticas, ajuda na eliminação de toxinas e combate a retenção de líquidos, aliviando inchaços.

iStock

Benefícios para a Saúde Cardíaca: O alho-poró reduz o risco de doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico e contribui para a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue.

iStock

Saúde Ocular: Contém luteína e zeaxantina, substâncias que protegem os olhos contra a oxidação e o envelhecimento.

iStock

Versatilidade na Culinária: O alho-poró pode ser consumido cru, grelhado, cozido, assado ou frito, sendo versátil na culinária.

Iago Fundaro

A parte branca do alho-poró é ideal para tortas, saladas, arroz e risoto, enquanto as folhas aromáticas podem ser usadas em caldos e sopas.

Divulgação

Pessoas com restrição de potássio devem ter cautela, e o consumo excessivo pode causar problemas digestivos, flatulência e diarreia.

iStock

Devido ao alto teor de enxofre, o alho-poró pode interferir na coagulação sanguínea, sendo contraindicado em casos específicos, como problemas de coagulação e uso de anticoagulantes.

Getty Images

Para mais informações e dicas de saúde como essa, acesse VivaBem.

Paolo Martinez Photography/Getty Images
Publicado em 14 de dezembro de 2023.