Provavelmente, você já deve ter visto uma série de propagandas de chás que oferecem a promessa de emagrecimento.
Geralmente, são fórmulas que mesclam sete ou mais ervas, vendidas com um preço bem mais alto do que aqueles chás comuns do dia a dia.
Até que valeria o investimento se o resultado realmente fosse efetivo no combate aos quilinhos extras, mas, na prática, não é bem assim.
Alguns chás até são capazes de dar uma pequena ajuda na redução de medidas, pois têm efeito diurético e ação antioxidante. No entanto, eles não fazem milagres.
A maior parte dessas ervas é vendida sem nenhum tipo de restrição, ainda que tenham contraindicações. Além disso, o uso indiscriminado pode gerar problemas de saúde.
Prot Tachapanit/Getty Images/iStockphoto
No entanto, existem chás que atuam indiretamente na perda de peso.
Confira, a seguir, algumas ervas que dão aquela pequena parcela de ajuda na operação seca barriga.
A principal substância dessa erva é a cafeína, que atua no sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e, consequentemente, a sensação de energia.
Chás verde, amarelo, branco, vermelho e preto
Todos são preparados com a mesma planta, a Camellia sinensis. Esses chás contribuem para acelerar o metabolismo e consequentemente na perda de peso.
Essa raiz possui o gingerol e o shogaol, substâncias que ajudam a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.
Contém flavonoides que conferem importante ação diurética e anti-inflamatória, por isso é ótima para quem sofre com retenção de líquidos.
Além de estimular a eliminação de líquidos, o chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa) é rico em proantocianinas, fitoquímicos que agem na redução de gordura corporal total e central.
Chá de casca de laranja-amarga
A casca da laranja-amarga (Citrus aurantium L.) possui a sinefrina, substância que aumenta a lipólise, ou seja, a quebra de gordura.
Não deve ser utilizado por pessoas que têm problemas cardíacos.
Clique no link para ver como preparar cada um dos chás da maneira correta.