BENEFÍCIOS DA TAPIOCA: Tapioca é saudável? Vale a pena trocar o pão francês?

Por Samantha Cerquetani

Prática e versátil, a tapioca é um alimento tipicamente brasileiro e já faz parte da rotina alimentar de quem busca fonte de energia e sabor.

Getty Images/iStockphoto

Mas será que o item é mesmo tão saudável quanto as pessoas acreditam? Na verdade, o assunto é bastante controverso.

iStock

A tapioca é um amido extraído da raiz de mandioca. Consiste em carboidratos simples e contém pouca proteína, fibras ou nutrientes.

Daniel Dan/Pexels

Além disso, ainda não há comprovação científica dos seus benefícios. Por isso, trocar o pão francês pela tapioca não traz tantas vantagens assim.

Divulgação

Muitas pessoas que estão de dieta decidem fazer essa substituição por acreditar que a tapioca tem menos calorias do que o pãozinho francês. Mas nem sempre essa é uma boa escolha.

iStock

Para começar, é importante ter em mente que a tapioca é rica em carboidratos e sua quantidade de calorias não difere tanto do pãozinho.

iStock

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos da Unicamp, 100 gramas de pão francês contêm cerca de 300 calorias.

Getty Images/iStockphoto

A mesma quantidade de tapioca possui aproximadamente 230 calorias.

Getty Images/iStockphoto

No entanto, a vantagem do pão francês é que ele possui um índice glicêmico menor do que a concorrente.

Rodolfo Regini

Por isso, libera a insulina mais lentamente e evita que o organismo receba elevadas quantidades de açúcar em um curto intervalo de tempo.

iStock

Isso é muito benéfico para quem busca emagrecer, assim como para aquelas que tem resistência à insulina ou diabetes.

Getty Images/iStockphoto

Ainda de acordo com a TACO, ao comparar 100 g de pão francês e de tapioca, o primeiro possui quantidades maiores de ferro, potássio, zinco e das vitaminas B1, B2 e B3.

iStock

Já a tapioca ganha essa disputa por ter menos sódio e gordura em sua composição. Também possui quantidades maiores de cálcio, retinol e vitamina C.

Getty Images/iStockphoto

E, por não ter glúten, a tapioca pode ser consumida por quem possui a doença celíaca (reação imunológica à ingestão de glúten) ou tem alergia a alimentos à base de trigo.

iStock

Ou seja, escolhendo bem os recheios (evitando itens calóricos e vazios em nutrientes), ambos podem ser alimentos saudáveis.

Getty Images

Não existem estudos que comprovem os benefícios da tapioca, mas especialistas consultados pelo UOL VivaBem conseguiram enumerar as seguintes vantagens:

Istock

São eles:

  • Melhora a digestão
  • Contribui para ossos mais fortes
  • Aumenta a energia
iStock

Aqueles que possuem constipação intestinal crônica devem evitar a tapioca. Também há casos de pessoas que são alérgicas à mandioca e não podem consumir o alimento.

iStock

Pessoas com diabetes ou pré-diabetes precisam se atentar à quantidade de goma ou farinha consumida e ao tipo de recheio que será utilizado.

iStock
Publicado em 10 de novembro de 2023.