Baixa a pressão e regula diabetes e colesterol: 6 benefícios do coco verde

Por Fabiana Gonçalves

O coco é uma fruta versátil que combina com pratos doces e salgados, aproveitando-se tanto da casca para artesanato quanto da polpa e água para consumo integral.

iStock

Originário da Ásia, o coco (Cocos nucifera) chegou ao Brasil na década de 1550 durante a colonização, destacando-se no Nordeste, responsável por 80% da produção nacional.

iStock

A polpa do coco é rica em fibras (9g/100g) e gorduras saturadas, além de conter vitaminas B1, B2, B6, C e minerais como potássio, cálcio, sódio, ferro e fósforo.

iStock

A polpa do coco verde é indicada como alimento pré-treino devido à rápida metabolização da gordura saturada, transformando-se em energia.

iStock

A farinha de coco, proveniente da polpa do coco seco, é uma alternativa sem glúten, sendo mais calórica que a de trigo, mas mais nutritiva, contendo fibras solúveis, vitaminas e minerais.

iStock

Benefícios para a perda de peso

Consumido com moderação, o coco colabora para a perda de peso devido à mastigação necessária, sensação de saciedade e impacto positivo na eliminação de toxinas.
iStock

Controle do diabetes

A farinha de coco, rica em fibras e com baixo índice glicêmico, auxilia no controle da glicemia, evitando picos de insulina na corrente sanguínea.
iStock

Contribuição para o controle do colesterol

O leite de coco, fonte de ácido láurico, pode reduzir o LDL (colesterol "ruim") e aumentar o HDL (colesterol bom), prevenindo doenças cardiovasculares com consumo equilibrado.
iStock

Água de coco como isotônico natural

A água de coco é um isotônico natural, rica em eletrólitos, glicose, vitaminas e sais minerais, sendo superior a isotônicos industrializados, sem açúcar refinado e sódio em excesso.
iStock

Controle da pressão arterial

A água de coco atua como diurético natural, auxiliando na eliminação de toxinas pela urina e equilibrando o potássio para controlar a pressão arterial.
iStock

Melhoria do funcionamento intestinal

As fibras presentes no coco, tanto na polpa quanto na água, ajudam a regular o trânsito intestinal, sendo benéficas para gastrite, colite e úlcera.
iStock

A polpa do coco pode ser base para vitaminas e smoothies proteicos, enquanto a água de coco natural é recomendada pela sua composição mais natural, sem aditivos químicos.

iStock

Mesmo com benefícios, é crucial consumir coco com moderação, evitando excessos, especialmente de gordura saturada. O equilíbrio na alimentação é fundamental.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 23 de fevereiro de 2024.