Você namora um manipulador emocional? Veja 10 sinais para identificar

Por Universa

Entre tantos perfis para se relacionar, um tipo é difícil de reconhecer, até mesmo para psicólogos experientes: o manipulador emocional.

Prostock-Studio/Getty Images/iStockphoto

Parceiros ou parceiras que sabem se aproveitar do par e de suas emoções para fragilizá-lo tendem a alimentar uma relação tóxica e altamente perigosa, sem que a vítima perceba.

iStock

A seguir, identifique os traços comuns:

Getty Images

1. Interrogar é com ele mesmo

O manipulador não dá informações, pois ele é quem precisa pegar seus dados. Conhecendo todos os detalhes de sua vítima, ele filtra o que é mais proveitoso para ele.
iStock

2. Sedutor de primeira categoria

O manipulador emocional, por meio de palavras de sedução e elogios constantes, busca cativar as pessoas e convencê-las a acreditar nele, principalmente no começo da relação.
Getty Images

3. Interesseiro disfarçado

Ele não medirá esforços para ajudar, mas com o objetivo de requerer algo em troca. Quer sempre explorar as pessoas para ter poder e conseguir privilégios.
Getty Images

4. Ele sabe e controla tudo

Outra característica marcante é que ele gosta de aparecer como especialista em tudo e não mede esforços para provar isso, pois, no fundo, ele quer que você se sinta inferior.
Getty Images

5. Só reclama e critica

Como ele se diz "o bom", nada do que você faz está à altura dele. Sua frase preferida é dizer que você não sabe fazer nada direito.
Getty Images

6. Detona você em público

Em reuniões familiares e de amigos, ele vai fazer questão de lhe expor ao ridículo, contando situações pessoais como medos, problemas no trabalho e detalhes de suas brigas com ele.
Getty Images

7. Adora se fazer de vítima

Nas discussões de casal, mesmo ele estando errado, vai fazer com que você se sinta culpada por tudo aquilo que não fez. Também é craque em se fazer de vítima.
Moyo Studio/Getty Images

8. É um chantagista nato

Depois de prestar um monte de favores a você, vem o acerto de contas. Ele vai fazer muita chantagem. Principalmente do tipo "só vou fazer isso, se você fizer aquilo".
Thinkstock

9. Ignorar faz parte do seu jogo

Isso inclui ignorar propositalmente suas mensagens para ele, sumir para que você se sinta insegura, preocupada, paranoica e culpada.
Getty Images

10. Pedir desculpas não é seu forte

Ele não pede desculpas nunca, pois quer mostrar que está sempre com a razão e você errada. Por isso, esteja atenta a esses sinais.
iStock
Publicado em 24 de junho de 2024.