O talento de Jim Carrey é inquestionável e "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" foi um dos filmes de sua carreira que comprova isso.
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, a história segue Joel (Carrey) e Clementine (Kate Winslet), um casal que lutou durante anos para manter o relacionamento.
Desiludida com o fracasso, Clementine decide se submeter a um tratamento experimental para apagar Joel de sua memória.
Ao descobrir, Joel, ainda apaixonado, resolve fazer o mesmo, mas durante o processo, ele desiste de esquecê-la e tenta preservar suas memórias.
A produção também inovou tecnicamente, como na cena em que Joel interage com suas próprias memórias sem cortes, exigindo que Carrey trocasse de roupa rapidamente.
A maré invadindo a casa na praia no final do filme foi capturada sem efeitos especiais, construindo a casa próxima ao mar para a água entrar naturalmente.
A icônica cena de Joel e Clementine deitados no gelo rachado também reserva curiosidades peculiares.
O momento aconteceu por acaso, devido às condições climáticas que não permitiram filmar na neve.
Além disso, Pierre Bismuth, co-roteirista, inspirou-se em seu próprio experimento artístico de enviar cartões para pessoas informando que haviam sido apagadas da memória de alguém.
Este conceito central foi desenvolvido junto com Gondry e Kaufman, culminando em um filme que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original.
?Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças? está disponível no Prime Vídeo.