Pratos típicos do Sudeste

10 receitas para homenagear a região à mesa

Conhecer a culinária típica de um lugar é uma das formas mais gostosas de conhecer seu povo e história. Dentro do Sudeste, há pratos icônicos dos 4 estados da região abordada na primeira fase da temporada Brasileiro de Nossa. Confira dez dessas receitas.
Getty Images

Espírito Santo

Fabio Canhim/Getty Images

Moqueca capixaba

Diferentemente da versão baiana, o prato que representa o Espírito Santo Brasil afora não leva azeite de dendê, nem leite de coco. O peixe é cozido num caldo saboroso com tomate, cebola e coentro.
Getty Images

Camarão no coco

A receita reproduzida pelo estado foi criada por Ricardo Bodevan no restaurante Atlântica, em funcionamento desde 1967. A graça é colocar os camarões ao leite de coco dentro do coco verde, que deve estar com a polpa macia para se misturar ao creme.
Restaurante Atlântica Itaparica

Minas Gerais

Flavio Benedito Conceição/Getty Images

Pão de queijo

A abundância de queijo e de polvilho no estado de Minas Gerais deu origem a um dos salgados mais amados do país. A receita do pãozinho que é conhecido por ter a casquinha crocante e o interior elástico data de por volta 1750.
Priscila Zambotto/Getty Images

Tutu de feijão

O feijão se popularizou num Brasil Colônia sem alimentos o suficiente para toda a população. Para aproveitar o que sobrava da panela, escravos misturavam farinha ao caldo. A mistura deu origem ao delicioso tutu.
Rodrigo Bark/Getty Images/iStockphoto

Leitão à pururuca

É costume português assar leitão, mas a arte de "pururucar" é mineira. Os cozinheiros derramam óleo pelando pela pele do animal para que ela se torne extremamente crocante.
Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto

Doce de leite

A origem é imprecisa, mas a relação de e afeto entre o doce e os mineiros é clara. O leite com açúcar cozido sem pressa foi além e conquistou brasileiros de Norte a Sul.
Flavio Coelho/Getty Images

São Paulo

Sergio Serjosoza / EyeEm/ Getty Images

Virado à paulista

O prato que combina feijão com farinha a arroz, banana e bisteca nasceu com os bandeirantes que iam em direção à Minas colonizar o interior. De tão popular, tem, até hoje, um dia só seu nos botecos: as segundas-feiras.
Divulgação

Cuscuz paulista

O quitute grande e redondo rende fatias para a família toda. Feito à base de farinha de milho, é enriquecido com ingredientes como camarão, frango, ervilha, palmito, frango...
Heloísa Bacellar/Divulgação

Rio de Janeiro

Getty Images/Cavan Images RF

Filé Oswaldo Aranha

O bife alto temperado com alho frito é uma homenagem ao diplomata Oswaldo Aranha, que almoçava no Restaurante Cosmopolita na década de 1930. O lugar era conhecido como "senadinho" por reunir políticos no bairro da Lapa, no Rio.
Divulgação/Divino Fogão

Biscoito de polvilho

As praias do Rio não são mais as mesmas sem o clássico biscoito Globo para acompanhar o chá mate. A fábrica fechou as portas em 2020 por consequência da pandemia. Aprenda a versão caseira para matar a saudade.
Kim Badawi/The New York Times

Brasileiro

A nova temporada de Nossa traz os sabores, belezas e saberes dos Brasil e terá um curador convidado para cada região do país. Teresa Cristina representa o Sudeste. Clique abaixo e confira o conteúdo do primeiro ciclo.
Nossa/UOL