UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/12/12/ministro-do-esporte-coloca-saci-na-disputa-para-ser-mascote-da-copa-2014.htm
  • Ministro do Esporte coloca Saci na disputa para ser mascote da Copa-2014
  • 25/10/2020
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
12/12/2011 - 19h51

Ministro do Esporte coloca Saci na disputa para ser mascote da Copa-2014

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ator Izak Dahora interpreta personagem Saci no programa "Sítio do Picapau Amarelo", da Globo

    Ator Izak Dahora interpreta personagem Saci no programa "Sítio do Picapau Amarelo", da Globo

A mascote da Copa do Mundo no Brasil já tem um candidato forte. Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Saci é a figura ideal para representar o país no torneio. O político planeja a participação da população na escolha, que tem a Fifa e o Comitê Organizador do Mundial de 2014 como principais responsáveis pelo tema. A decisão será tomada em meados do próximo ano.

O ministro comentou que onça e arara também têm chances nessa disputa. No entanto, em entrevista à rádio CBN, Rebelo deixou clara a sua preferência. Por outro lado, ele assegura que o governo não terá muita influência na escolha.

“O Saci, na mitologia brasileira, tem origem em São Paulo, com o grande escritor de Taubaté, Monteiro Lobato. Ele foi o criador do Saci para substituir, no imaginário das nossas crianças, aquelas figuras das fábulas europeias. Não havia na literatura infantil essa mitologia de origem nacional. Tenho grande simpatia pelo Saci e acho que ele é um contraponto importante a essa figura importada dos Estados Unidos que é o Halloween, o Dia das Bruxas”, opinou Rebelo.

A ideia do ministro é que a população seja consultada sobre o tema e participe da escolha. “Minha ideia é fazer uma consulta pública ampla, pela Internet, para que a população possa opinar. Outras sugestões, além do Saci, da arara e da onça, poderão surgir, e nós poderemos levar à Fifa, ao Comitê Organizador Local, como uma opinião da população brasileira”, completou.

Personagem do folclore brasileiro, o Saci usa gorro vermelho e cachimbo na boca. Com apenas uma perna, ele é famoso por aprontar com todo mundo. Suas travessuras favoritas são assustar os viajantes, esconder os objetos e dar nó na crina de cavalos.

Placar UOL no iPhone