UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/10/04/plano-de-promocao-do-brasil-na-copa-passa-ideia-de-pais-pronto-para-encantar-o-mundo.htm
  • Brasil dá 1º passo para definir slogan da Copa de 2014 e traça plano para promoção internacional
  • 03/07/2020
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Com a Copa, governo quer "celebrar conquistas e demonstrar capacidades"

Com a Copa, governo quer "celebrar conquistas e demonstrar capacidades"

04/10/2011 - 06h00

Brasil dá 1º passo para definir slogan da Copa de 2014 e traça plano para promoção internacional

Vinícius Segalla
Em São Paulo

Um país pronto para encantar o mundo e disposto a celebrar suas conquistas e demonstrar suas capacidades. São essas as ideias centrais que o governo federal quer transmitir a seus cidadãos e ao planeta com a realização da Copa do Mundo de 2014.

É este o intuito do projeto "Plano de Promoção do Brasil - A Copa do Mundo Fifa 2014 como plataforma de promoção do país", do Ministério do Esporte. Lançado no final de setembro, ele é um primeiro passo para a definição do slogan oficial do Mundial.

O objetivo do país com a Copa, segundo o documento, é convencer o mundo de que há outras qualidades brasileiras que são desconhecidas por muitos. Elas seriam "uma economia forte e vibrante, a capacidade de inovação, a estabilidade da democracia e da economia e uma cultura de paz e tolerância".

O Ministério do Esporte criou uma estratégia de promoção da imagem do Brasil, que será base para uma agenda que se estenderá até 2014. Para transmitir a mensagem desejadas poderão ser utilizadas todas as ferramentas de comunicação existentes: "ações de publicidade, de relações públicas, de promoção de imagem e também aquelas de relacionamento com a imprensa", elenca o projeto do Planalto.

A ideia é dar novos atributos à imagem do país lá fora, "sem deixar de reforçar os atributos positivos pelos quais o país já é conhecido no mundo", explica o documento federal.

Segundo ele, "todas as pesquisas disponíveis convergem para alguns atributos de imagem muito positivos, com os quais o mundo já enxerga o Brasil: um povo alegre, com estilo de vida único e hospitaleiro, de grande beleza natural e diversidade cultural".

AS MENSAGENS PASSADAS PELO PAÍSES EM GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS

Evento Mensagem
nacional
Mensagem
internacional
Slogan Fifa/COI Conceito
Retomada do patriotismo/
orgulho
de ser alemão
Uma Alemanha
receptiva
, divertida
"Tempo de fazer amigos" (Time to make friends) Ruptura
China como centro das atenções do mundo China já é uma das
maiores nações do mundo (expansão)
"Um mundo, um sonho" (One world, one dream) Consolidação
Construção da nação sul-africana onde se quer viver Construção bem sucedida da nação África "Chegou a Hora" (Ke Nako) Construção
Vamos celebrar nossas conquistas e demonstrar nossas capacidades O Brasil está pronto para encantar o mundo A ser definido em conjunto com a Fifa Agregar/
somar
  • Fonte: ministério do Esporte

Dê a sua sugestão

Qual você acha que deveria ser o slogan da Copa do Mundo de 2014? Deixe seu comentário abaixo

Para que o plano tenha sucesso, o governo espera alinhar as ações federais com as de Estados e cidades que receberão jogos do torneio mundial. Além disso, as ações serão trabalhadas para atender a um dos três eixos definidos: turismo, negócios e sócio-cultural. Veja os principais objetivos em cada um deles:

 

Turismo
Público Nacional

- Ampliar o conhecimento dos atrativos regionais do Brasil
- Firmar na população a necessidade de se ter uma atitude receptiva (em suas várias dimensões: hospitalidade, serviços, cultura etc.)

Público Internacional
- Ampliar o conhecimento do Brasil como destino turístico em toda a sua diversidade, utilizando o período pré-Copa
- Despertar o interesse de visitar o país (não apenas a Copa) mostrando os atrativos para negócios, lazer, família, aventura e natureza
- Mais próximo ao evento, estimular o desejo de visitar destinos além das cidades-sede, vir antes e permanecer depois da Copa

Negócios
Público Nacional - Estimular a descentralização econômica, potencializando e atraindo investimento para as diversas regiões
-  Estimular a cultura do empreendedorismo a partir da Copa

Público Internacional
- Imprimir à imagem dos produtos e marcas brasileiras atributos de: tecnologia, qualidade, inovação e sustentabilidade; contribuindo para o aumento das exportações
- Apresentar o país como fonte de oportunidades para quem procura parcerias e soluções sustentáveis e de alto crescimento;
- Atrelar à imagem do país importância para a economia e política internacional

Sócio-cultural
Público Nacional
- Destacar as especificidades das culturas locais
- Promover o orgulho, a autoestima e o sentimento de capacidade de realização e superação
- Apresentar o esporte como indutor de transformação, fortalecimento da cidadania, aglutinação social, lazer, entretenimento e investimentos

Público Internacional
- Apresentar o Brasil como um lugar de grande diversidade cultural, étnica e religiosa, de convivência pacífica e com o qual qualquer país pode se identificar
- Explicitar os avanços na superação da miséria e da desigualdade, respeito ao meio ambiente e preservação da paz

Financiamento dos projetos

Os recursos ou as formas de se financiar os projetos, que serão selecionados via chamadas públicas (espécie de concorrência para campanhas ou eventos), ainda não estão definidos. Recursos podem sair diretamente do ministério do Esporte, de empresas que se interessem em associar suas marcas ao programa ou ainda de secretarias estaduais ou municipais.

Outras formas de incentivo que não apenas o financiamento também são cogitadas. Pode-se, por exemplo, criar um selo de "Amigo da Copa" para a empresa que apresentar e custear um projeto. Na chamada pública (edital) para os projetos, não há menção de teto máximo de custo do projeto que pleiteia financiamento, não se informa quais formas de financiamento se oferece e não há qualquer restrição para a mídia utilizada ou período de duração da campanha/programa.

Os interessados têm até o fim do mês de outubro para inscrever seus projetos. Trata-se de uma chamada propositalmente vaga, informa o ministério do Esporte. Isso porque ainda é tempo de "alinhamento de projetos". O governo espera receber um feedback através desta chamada, para então, sabendo com qual tipo de material poderá contar, montar planos e campanhas mais definidas e orquestradas, convidando àqueles que concorreram nesta primeira chamada a, eventualmente, adaptarem seus projetos a um alinhamento maior.

Obras para a Copa de 2014
Obras para a Copa de 2014

Placar UOL no iPhone