UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/30/espanha-e-franca-se-enfrentam-nas-eliminatorias-e-italia-cai-em-grupo-dificil.htm
  • Espanha e França se enfrentam, e Itália cai em grupo difícil; veja os confrontos
  • 28/02/2020
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Ronaldo e Paulo Henrique Ganso participaram do sorteio de chaveamento europeu

Ronaldo e Paulo Henrique Ganso participaram do sorteio de chaveamento europeu

30/07/2011 - 17h06

Espanha e França se enfrentam, e Itália cai em grupo difícil; veja os confrontos

Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo
No Rio de Janeiro

O sorteio das chaves da Copa do Mundo realizado neste sábado, no Rio de Janeiro, evitou “grupos da morte”, descartando três potências em um mesmo grupo. No entanto, o chaveamento reservou encontros acirrados, sobretudo para a Itália, que terá Dinamarca e República Tcheca como concorrentes no grupo B das Eliminatórias da Europa.

Espanha e França caíram no grupo I, mas seus rivais são fracos (Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia). Portugal e Rússia são os principais do grupo F. A Holanda caiu na chave de Turquia, Hungria e Romênia. A Inglaterra terá como adversários principais a Polônia e a Ucrânia.

A Europa é quem terá o maior número de representantes na Copa do Mundo: 13 vagas. Os 9 melhores de cada chave da eliminatória europeia têm acesso direto ao Mundial. Os 8 melhores segundos das chaves participam de mata-matas, se classificando os 4 vencedores desses confrontos.

O chaveamento para o grupo europeu foi feito por Ronaldo e Paulo Henrique Ganso.

Entre os encontros da Concacaf (América Central, do Norte e Caribe), Estados Unidos e Jamaica ficaram no grupo A. Já o México encara a Costa Rica. Na África, a chave C possui Marrocos e Costa do Marfim.

ALEMANHA PEGA SUÉCIA E IRLANDA NO GRUPO C. CONFIRA AS CHAVES

  • Clique na imagem para ver uma versão ampliada com o resultado do sorteio realizado no Rio

Cada continente possui sistema de eliminatórias distinto. Em algumas confederações, como da África, Ásia e Concacaf, o regulamento leva em conta posições no ranking da Fifa e participações na eliminatória anterior.

CERIMÔNIA DA FIFA TEM "TOM GLOBAL"

  • Enaltação de Pelé, homenagens a atletas e ex-atletas, ode à música e a cultura brasileira e a presença apagada de Ricardo Teixeira. Assim pode se resumir a cerimônia de sorteio das chaves das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

O sistema mais simples é o da América do Sul. Nove países participarão de pontos corridos, com turno e returno. Os quatro melhores estão classificados para o Mundial no Brasil. O quinto colocado disputa repescagem com um representante da Ásia.

A primeira rodada acontece em 7 de outubro, com destaques Uruguai x Bolívia e Argentina x Chile.

A Austrália participará das eliminatórias da Ásia, sendo cabeça de chave junto com China, Coreia do Sul, Japão e Irã.

Ao todo, 166 países participarão de eliminatórias por 6 confederações pelo mundo buscarão 31 vagas para a Copa de 2014. Entre os presentes figuram países inexpressivos no futebol, como Vanuatu (Oceania), Belize (Caribe) e Comores (África).

País-sede, o Brasil não participará das eliminatórias sul-americanas.

CONFIRA OS GRUPOS DOS OUTROS CONTINENTES

Na Ásia, cinco grupos com quatro equipes começam a disputa pelo sonho da Copa 2014. China, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Irã encabeçam as chaves. Veja as divisões dos grupos. Na África, dez grupos foram sorteados inicialmente. Depois, o campeão de cada um avança para a última fase que define cinco classificados para a Copa do Mundo. Veja as divisões dos grupos
Na Concacaf, os favoritos Estados Unidos e México aguardam a fase pré-eliminar, já com grupos definidos. Veja as divisões dos grupos Na Oceania, oito seleções disputam uma vaga para a repescagem contra um representante da Concacaf, por uma vaga no Mundial de 2014. Veja as divisões dos grupos

 

Placar UOL no iPhone