UOL esporte

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/07/27/fechamento-do-santos-dumont-por-quatro-horas-vira-vitoria-do-governo-contra-fifa.htm
  • Fechamento do Santos Dumont por quatro horas vira 'vitória' do governo contra Fifa
  • 21/05/2024
  • UOL Esporte - Futebol
  • UOL Esporte
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Fechamento do Santos Dumont irá afetar 43 voos e deve atrapalhar tráfego aéreo nacional

Fechamento do Santos Dumont irá afetar 43 voos e deve atrapalhar tráfego aéreo nacional

27/07/2011 - 12h01

Fechamento do Santos Dumont por quatro horas vira 'vitória' do governo contra Fifa

Bruno Freitas, Ricardo Perrone e Thales Calipo
No Rio de Janeiro

O fechamento do Santos Dumont por “apenas” quatro horas neste sábado, fato que irá acontecer para não ocorrer interferências no sorteio da Copa do Mundo de 2014, que será na Marina da Glória, a partir das 15h, foi considerado uma vitória pelo governo federal. Inicialmente, o plano da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) era de que o espaço aéreo de todo o Rio de Janeiro ficasse paralisado por muito mais tempo.

Segundo o UOL Esporte apurou, a negociação entre Fifa e COL com o governo federal em torno da questão foi sacramentada há dois meses. E a pedida inicial das entidades era que os dois aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) tivessem seus pousos e decolagens suspensos durante o sábado inteiro.

A proposta desagradou o governo, que decidiu então ceder aos apelos das duas entidades e fechar o Santos Dumont entre 14h e 18h deste sábado. Como uma espécie de chancela para esse fechamento, representantes governistas e do próprio COL citam ações semelhantes ocorridas durante a Red Bull Air Racing e, mais recentemente, nos Jogos Mundiais Militares.

Apesar de ter vencido essa suposta queda de braço com a Fifa e o COL, o governo já se preocupa com os efeitos que a ausência do Santos Dumont causará ao tráfego aéreo nacional. No período que o aeroporto estiver inoperante, 43 voos serão desviados para o Galeão, fato que levou até a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a reconsiderar a decisão em favor do fechamento.

Além disso, muitos voos vão acabar atrasando ou mesmo sendo cancelados. Maior companhia do país, a TAM informou, por meio de nota oficial, que quatro frequências (oito voos) que aconteceriam no sábado envolvendo o Santos Dumont foram cancelados e outros dois tiveram seus horários remanejados. 

O COL e a Fifa solicitaram o fechamento do Santos Dumont em virtude da proximidade com a Marina da Glória, local escolhido para a realização do sorteio para a Copa do Mundo. No local, o barulho de aviões pousando ou decolando no aeroporto é constante, fato que poderia interferir na transmissão do evento, que será acompanhado em 208 países.

Placar UOL no iPhone