Salah x Sergio Ramos: reencontro na Champions revive polêmicas

As quartas de final da Liga dos Campeões terão um reencontro bastante esperado. Sergio Ramos e Mohammed Salah voltam a se enfrentar quase três anos após a emblemática final entre Real Madrid e Liverpool, em Kiev, na Ucrânia.
Valentin Flauraud - UEFA

Para quem não se lembra...

Em 26 de maio de 2018, Salah precisou sair de campo com apenas 30 minutos de jogo após deslocar o ombro em uma disputa com Ramos. A decisão estava 0 a 0 quando o egípcio sai e terminou com vitória por 3 a 1 do Real. Até a participação de Salah na Copa daquele ano foi prejudicada.
gifs.com
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Mas a situação entre Sergio Ramos e Salah parece nunca ter sido bem resolvida. Pelo contrário... Não faltaram polêmicas e alfinetadas ao longo dos anos.
Giphy
Em 2019, quando já havia se passado um ano do incidente, Salah disse ainda lamentava o fato de ter deixado a final do ano anterior tão cedo.
Giphy

Ainda dói até hoje (...) Foi muito, muito ruim. Era a final da Champions League, um grande sonho para você, para a cidade, para a torcida, para todos que querem ganhar a Champions.

Salah,
um ano depois da lesão na final contra o Real Madrid.
REUTERS/Phil Noble
E nem passava pela cabeça do egípcio conversar com o espanhol. "Não, não falei com ele e para mim o assunto está encerrado. Não vou falar sobre ele agora, só sobre a lesão e como doeu."
Susana Vera/Reuters

'Foi cruel'

O técnico Jurgen Klopp tomou as dores de seu jogador e acusou o zagueiro espanhol de ter sido desleal. "Alguém me mostrou (os lances) imediatamente após o jogo. Foi cruel", disse.
Paul Chids/Action Images via Reuters
Sergio Ramos, por outro lado, também foi questionado sobre o assunto em algumas ocasiões. Ele, no entanto, se defendeu das acusações de que havia sido desleal na jogada.
Giphy

Estão dando muita bola ao tema de Salah. Não queria falar, mas vendo bem a jogada, ele pega primeiro meu braço, e eu caio do outro lado. Ele lesiona o outro braço, e dizem que lhe dei uma chave de judô. Depois o goleiro disse que estava abalado por um choque comigo. Só falta Firmino dizer que estava resfriado porque caiu uma gota do meu suor nele

Sergio Ramos

Ameaça de morte

Nos meses seguintes, Ramos chegou até a ser ameaçado de morte durante uma partida da Espanha contra a Inglaterra, em Wembley. O motivo, claro, era o incidente envolvendo Salah. "Me ameaçaram de morte depois daquele dia. Ameaçaram a mim e minha família. Como já disse, estou totalmente em paz e não jogarei de maneira diferente por conta disso."
REUTERS/Rafael Marchante

Provocação?

Até um breve reencontro entre eles durante cerimônia da Uefa em 2018 gerou polêmica. Na ocasião, Ramos recebeu um troféu e no caminho tocou, curiosamente, no ombro de Salah.
Reprodução
Quem não estava envolvido também opinou nos anos seguintes. Em biografia lançada em 2020, o italiano Chiellini disse que Sergio Ramos deu um "golpe de mestre" em Salah.
Daniele Badolato - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Foi um golpe de mestre. Sergio sempre dizia que não queria, mas sabia que, caindo dessa maneira e continuando a segurar, nove em cada dez vezes você quebra o braço do rival

Chiellini,
em autobiografia.
Giphy
E com a confirmação de que eles vão se reencontrar, é claro que o assunto voltou à tona. Salah, porém, deu a discussão como encerrada
Reprodução/Twitter Liverpool FC

Esse jogo acabou, então eu não penso sobre isso. Eu penso no time, todo mundo pensa no seu time e todo mundo quer ganhar. É isso.

Salah
David Klein/Reuters
O ex-lateral-esquerdo Roberto Carlos brincou com a situação e disse que Salah "não vai chegar nem perto de Sergio Ramos".
Giphy
A partida é na tarde de hoje, às 16h (de Brasília). Vale a pena ficar de olho nos próximos capítulos.
Giphy
Publicado em 06 de abril de 2021.