Dinamite, Walewska, Morsa: relembre as mortes de 2023 no mundo dos esportes

Por Lucas Almeida

O ano de 2023 abalou o mundo do esporte com mortes de atletas de diversas modalidades e também grandes nomes do jornalismo esportivo.

Bruno Braz/UOL

Relembre algumas personalidades que nos deixaram neste ano, em ordem cronológica.

Daniel Ramalho/Vasco

Gianluca Vialli: o ex-atacante morreu em Londres, no Reino Unido, no dia 6 de janeiro, aos 58 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas.

Davide Spada/LaPresse/DiaEsportivo/Folhapress/DiaEsportivo

Roberto Dinamite: referência do futebol brasileiro, o ex-jogador morreu no dia 8 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ). Ele tinha 68 anos e fazia tratamento para tumores no intestino.

UOL

Walewska Oliveira: campeã olímpica com a seleção de vôlei, a ex-jogadora morreu no dia 29 de setembro, aos 43 anos, em São Paulo.

Jed Jacobsohn/Getty Images

Gilson Ricardo: ícone do rádio esportivo do Rio de Janeiro, ele morreu no dia 22 de janeiro, aos 74 anos, no Rio de Janeiro (RJ), em decorrência de um infarto fulminante.

Reprodução/Instagram

Just Fontaine: autor de 13 gols na Copa do Mundo de 1958, o ex-jogador francês morreu no dia 1º de março, aos 89 anos, em Toulouse, no sudoeste da França.

Philippe Caron/Sygma via Getty Images

Robson Gracie: o ex-lutador morreu no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Ele era o membro mais velho da família responsável pelo desenvolvimento do "jiu-jitsu brasileiro".

Reprodução SporTV

Ana Paula Borgo: A jogadora de vôlei morreu no dia 11 de maio, aos 29 anos. Ela havia sido diagnosticada com um câncer no estômago em setembro de 2022.

Reprodução/Instagram

Jim Brown: o americano morreu aos 87 anos, no dia 18 de maio. Lendário running back do Cleveland Browns, ele foi um ícone esportivo da luta pelos direitos civis.

Focus on Sport/Getty

Paulo Roberto Martins: conhecido como Morsa, o comentarista morreu no dia 19 de junho, aos 78 anos.

Reprodução

Palhinha: Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, morreu no dia 17 de julho, aos 73 anos, em Belo Horizonte (MG).

ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Bobby Charlton: lenda do Manchester United e da Inglaterra, morreu no dia 21 de outubro, aos 86 anos. O ex-atacante ajudou a Inglaterra a conquistar sua única Copa do Mundo, em 1966.

Ted Aljibe/AFP Photo

Rubens Minelli: treinador histórico no futebol brasileiro, Rubens Minelli morreu no dia 23 de novembro, em São Paulo, aos 94 anos.

Fabio Menotti / Ag. Palmeiras
Publicado em 22 de dezembro de 2023.