21 taças: Os títulos dos times brasileiros na Libertadores

Mais uma na conta

Pela 21ª vez, a taça da Libertadores ficou com um clube brasileiro. A edição de 2021 terminou hoje com o título do Palmeiras em final disputada em Montevidéu, no Uruguai. O número total de conquistas só fica atrás dos 25 títulos conquistados por clubes argentinos.
Manuel Velasquez/Getty Images
A primeira vez que um time do Brasil venceu a Libertadores foi no distante ano de 1962. De lá para cá, muita coisa rolou. O UOL Esporte relembra cada um dos 23 títulos conquistados por clubes brasileiros.
Giphy

Santos (1962)

Pelé e cia. deram o primeiro título da Libertadores ao Brasil ao vencerem o Peñarol na final. A conquista veio com vitória por 3 a 0 no Estádio Monumental de Nuñez.
Reprodução

Santos (1963)

Um ano depois, deu Santos de novo. Dessa vez, o Alvinegro superou o Boca Junios com vitórias no Maracanã e em La Bombonera para faturar o bi da Libertadores.
Reprodução/Santos FC

Cruzeiro (1976)

Após 12 anos de jejum, o Cruzeiro foi o responsável por tirar o Brasil da fila. O título veio em cima do River Plate.
Arquivo Cruzeiro

Flamengo (1981)

Em 1981 foi a vez do Flamengo de Zico ficar com a taça pela primeira vez. O título veio em final contra o Cobreloa, do Chile.
Divulgação/Site oficial do Flamengo

Grêmio (1983)

Dois anos depois, o Grêmio de Renato Gaúcho foi o campeão. O Tricolor gaúcho bateu o Peñarol na decisão.
Reprodução/Twitter/Conmebol

São Paulo (1992)

A partir da década de 1990, nenhum país venceu mais a Libertadores do que o Brasil. O São Paulo de Telê Santana e Raí deu início à "virada" ao superar o Newell's Old Boys.
Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

São Paulo (1993)

No ano seguinte, o Tricolor repetiu o feito do Santos de Pelé e se tornou bicampeão da Libertadores. Dessa vez, o adversário na final foi a Universidad Católica.
Sérgio Tomisaki/Folhapress

Grêmio (1995)

O terceiro clube brasileiro a se tornar bicampeão da Libertadores foi o Grêmio. O Tricolor gaúcho venceu o Atlético Nacional, da Colômbia, na decisão.
J. F. Diorio/Agência Estado

Cruzeiro (1997)

Mais um bicampeão na conta: em 1997 o Cruzeiro faturou o segundo título do torneio continental ao vencer o Sporting Cristal, do Peru.
Folhapress

Vasco (1998)

No ano seguinte, foi a vez do Vasco ficar com o título. O time que contava com Luizão, Pedrinho e Juninho Pernambucano bateu o Barcelona de Guayaquil na final.
Guillermo Granja/Reuters

Palmeiras (1999)

Em 1999, o Brasil conseguiu pela primeira vez três títulos seguidos da Libertadores. O responsável por garantir o feito foi o Palmeiras, para cima do Deportivo Cali.
Ormuzd Alves/Folhapress

São Paulo (2005)

O São Paulo se tornou o primeiro clube brasileiro tricampeão da Libertadores com o título de 2005. O Tricolor de Rogério Ceni superou o Atlético-PR na decisão.
Rubens Chiri / saopaulofc.net

Internacional (2006)

No ano seguinte, o Inter superou justamente o São Paulo para se tornar o novo campeão da América.
Agência Estado/Acervo

Internacional (2010)

Em 2010, mais uma vez o Inter ficou com a taça. Dessa vez, o Colorado superou os mexicanos do Chivas Guadalajara.
Divulgação

Santos (2011)

Em 2011, foi a vez de Neymar, Ganso e cia. faturarem o tricampeonato para o Santos, igualando o feito do São Paulo.
Dante Fernandez/LatinContent via Getty Images

Corinthians (2012)

Já a Libertadores de 2012 ficou com o Corinthians, que superou o Boca Juniors na final para conquistar o título inédito.
Nelson Almeida/AFP

Atlético-MG (2013)

O quarto título consecutivo do Brasil na Libertadores veio em 2013, com o Galo de Ronaldinho Gaúcho. O adversário na final foi o Olimpia, do Paraguai.
Pedro Vilela / Agencia i7

Grêmio (2017)

Em 2017, o Grêmio se juntou aos clubes tricampeões da América superando o Lanús na final. Dessa vez, Renato Gaúcho estava como técnico.
AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

Flamengo (2019)

O bicampeonato do Flamengo veio em 2019, sob o comando de Jorge Jesus. O Rubro-Negro venceu o River Plate em uma final dramática em Lima, no Peru.
Marcos Brindicci/Jam Media/Getty Images

Palmeiras (2020)

No ano passado, a taça ficou com o Palmeiras, que venceu o Santos em final disputada no Maracanã.
Ricardo Moraes/Getty Images

Palmeiras (2021)

Pelo segundo ano consecutivo, o Palmeiras ficou com o título continental. O Alviverde venceu o Flamengo em Montevidéu e conquistou o tri da Libertadores.
Ettore Chiereguini/AGIF
Publicado em 27 de novembro de 2021.