Natureza

Biodiversidade: entenda um dos conceitos mais importantes para o futuro do planeta

"Biodiversidade" é uma palavra que parece saída de um livro escolar, né? Mas o termo com 14 letras não é difícil de entender. Todos os humanos já tiveram contato com o significado por trás da palavra e ela nos ajuda a pensar em soluções para um mundo melhor para todos. Em especial para nós, brasileiros.
PXHere
A popularização de "biodiversidade" é associada ao norte-americano Walter G. Rosen. Em 1985, o botânico uniu "diversidade" e "biológica" durante uma apresentação sobre ecologia nos Estados Unidos. O conceito pegou e popularizou na sociedade um novo jeito de olhar para a natureza que já intrigava cientistas há décadas.
VectorMine/Getty Images/iStockphoto

Curiosidades sobre a biodiversidade brasileira

Nossa biodiversidade

  • O Brasil tem mais de 700 tipos de mamíferos...
  • ...1919 de aves...
  • ...773 de répteis...
  • ...1080 tipos de anfíbios...
  • ...3150 tipos de peixe de água doce...
  • ...e 1358 de peixes marinhos.
  • Fonte/ICMbio
  • 57% dos anfíbios e 37% dos répteis conhecidos no mundo só existem no Brasil
  • Atualmente são reconhecidas no Brasil 46.447 espécies de plantas
  • Segundo ICMBio, a biodiversidade brasileira torna o país em o mais diverso do planeta
  • Os números de novas plantas e animais descobertos pela ciência não param de crescer

Espécies que só existem aqui

  • Mico-leão-dourado
  • Existe apenas na região de Mata Atlântica no Rio de Janeiro
Getty Images/iStockphoto

Espécies que só existem aqui

  • Toninha, um mamífero endêmico
  • Predomina no litoral brasileiro e é endêmico (só existe) no Atlântico Sul
Julio Cardoso/Reprodução WWF

Espécies que só existem aqui

  • Pica-pau-de-coleira
  • Ave só existe no Brasil e pode ser encontrada na região sudeste
Reprodução/Wikiaves

Espécies que só existem aqui

Adelophryne maranguapensis, um sapinho existente só no Ceará
Reprodução/ICMbio

Espécies que só existem aqui

Leptopanchax opalescens, ou 'peixinho da nuvem'. Espécie só vive em poças brasileiras no sudeste
Reprodução
Hoje, é sabido que um ambiente com variedade animal e vegetal é necessário para a preservação da vida. Mas isso nem sempre foi claro. Por séculos cientistas tentaram desvendar a relação entre os seres vivos e o espaço. Ao mesmo tempo, tentavam frear a extinção acelerada de espécies. A ideia de biodiversidade resolveu a questão.
JasonOndreicka/Getty Images/iStockphoto
O termo biodiversidade ajuda a descrever a fauna, a flora e mesmo o ambiente de uma determinada região. Imagine uma floresta com árvores e/ou bichos e/ou microorganismos que existem ali. Eles convivem e tornam o ambiente saudável para a vida. Por isso, costuma-se dizer que um ambiente natural e com formas de vida variadas é "rico em biodiversidade".
Pixabay
Segundo a ONU, a vida na Terra depende da biodiversidade. Da criação de medicamentos extraídos de plantas, à polinização e mel das abelhas, até mesmo a decomposição de material orgânico por fungos e outros microorganismos. Para estudá-la ciência dividiu o conceito de diversidade biológica em três áreas:
Maya Jane/Getty Images/iStockphoto
  • Diversidade de espécies: é a diversidade de espécies animais, vegetais e de microorganismos em uma área. É o mais comum quando se fala em biodiversidade
  • Diversidade genética: trata-se das variações genéticas de cada espécie, o que garante uma riqueza de características em um ambiente
  • Diversidade de ecossistemas: a variação de ecossistemas dentro de um território.
filo/Getty Images
O Brasil tem uma das maiores biodiversidades do mundo. A ONU estima que nosso país abrigue cerca de 20% de toda a biodiversidade no planeta e com o maior número de espécies endêmicas, ou seja, que só existem aqui. É o caso do mico-leão-dourado (foto), que habita o trecho de Mata Atlântica fluminense. Cerca de 700 espécies de animais são descobertas todos os anos por aqui. Não à toa, o país é um líder histórico no assunto.
Getty Images/iStockphoto
Em 1992, 194 países assinaram a Convenção Sobre a Diversidade Biológica (CDB) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Foi a famosa ECO-92 e foi realizada no Rio de Janeiro e é lembrada como Rio-92. O acordo estabelece que devemos cuidar da biodiversidade e extrair somente os recursos necessários, de maneira sustentável e não extingui-la. O Brasil se compromete com a CDB por meio do decreto Nº 2.519, DE 16 DE MARÇO DE 1998.
UN Photo

"Diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e ecossistemas"

carta da Convenção Sobre a Diversidade Biológica Rio-92 da ONU
filo/Getty Images
Apesar disso, os incêndios no Pantanal, a diminuição da Mata Atlântica, Cerrado e Floresta Amazônica causa impactos que podem ser irreversíveis contra a biodiversidade brasileira. Em 2020, os incêndios no Pantanal dobraram em relação ao ano anterior, com mais 20 mil focos de incêndio. O desmatamento também avança a níveis recordes contra biomas em ricos em biodiversidade, como a Amazônia e a Caatinga.
Getty Images/iStockphoto
A biodiversidade ensina que é preciso preservar o meio-ambiente e as espécies para ter um futuro melhor para todos, inclusive para o ser-humano.
Getty Images
Publicado em 22 de abril de 2021.
Reportagem: Marcos Candido
Edição: Fred Di Giacomo