Cervejas

O dono de pizzaria que virou especialista em cerveja

Edu Passarelli

Edu Passarelli

Colunista do UOL
  • Orlando

    Trabalhando com cerveja: nosso colunista revela como o hobby tornou-se atividade profissional

    Trabalhando com cerveja: nosso colunista revela como o hobby tornou-se atividade profissional

No final dos anos 90, montei meu primeiro negócio focado em gastronomia. Era uma pizzaria, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Por lá, eu cantava de galo e me dizia um entendido em cervejas. Meus amigos iam até lá e entre umas e outras geladas, ficavam me ouvindo esbanjar meu conhecimento sobre a origem e a história da bebida.

Em uma determinada noite, enquanto fechava a casa, um destes amigos apareceu e me chamou para tomar uma ‘cerveja diferente’. O convite era para conhecer um bar novo, em frente à minha pizzaria, que acabara de abrir. Atravessei a rua certo de que encontraria um rótulo já apreciado por mim. E zombaria do amigo que imaginara me surpreender com algo novo.

Já na mesa, chega o garçom e meu amigo pede uma cerveja. Era para trazer aquela do copão, vinda da Alemanha. Assim que a bebida começa a ser servida, já noto a diferença. O copo era diferente, o líquido turvo. Quando o rapaz terminou de servi-la, percebi que ele agitava a cerveja em movimentos circulares, procedimento feito para desprender o fermento que fica no fundo da garrafa.

Com o copo em mãos, sou convidado a sentir o aroma da cerveja – pratica que até então ignorada por mim. Percebo algo frutado e condimentado, características muito diferentes do que estava acostumado sentir. O sabor também surpreende. Mesmo assim, saio de lá me achando entendedor de cerveja. Talvez, só esta é que fugia do meu conhecimento.

Vou estudar e descubro que no mundo existiam mais de 120 estilos diferentes da bebida! Eu e todo o meu embasamento cervejeiro estávamos limitados à ‘loirinha gelada’. Detectado o triste fato, comecei a estudar, viajar, comprar cervejas diferentes e conversar com especialistas da área. O caminho é sem volta, confesso.

Quando me dei conta, até a minha vida profissional estava ligada envolvida com a cerveja. Mal sabia que aquele momento mudaria o rumo de minha vida. Até hoje, não parei de beber. E nem de aprender.

Edu Passarelli

Edu Passarelli é especialista em cervejas e autor do Blog Edu Recomenda. É dono de bar. E foi nesse mundo, em uma dia qualquer da década de 90, que provou uma cerveja especial. E não parou mais. Blog Edu Recomenda

UOL Cursos Online

Todos os cursos