Alguns carros populares desaparecem das ruas, saem da mídia e perdem destaque no ranking de vendas, mas isso não significa que saíram de linha.
Renault Logan e Sandero Stepway: O Renault Logan continua à venda, focado em frotistas, com 1.493 unidades emplacadas no primeiro semestre de 2024. O Sandero está disponível apenas na versão Stepway, com 2.095 emplacamentos.
A Renault está descontinuando veículos feitos na plataforma antiga, substituindo-os por modelos da nova plataforma modular, como o Kardian.
O Citroën C4 Cactus, antes o único Citroën à venda no Brasil, perdeu destaque após o lançamento do novo C3 e C3 Aircross. A versão topo de linha é o SUV compacto mais rápido do país, mas o modelo está sendo substituído pelo Citroën Basalt.
O Chevrolet Equinox, importado do México, continua à venda no Brasil, mas não tem sido uma prioridade de marketing da marca. Com 1.273 unidades vendidas no primeiro semestre de 2024, a Chevrolet planeja lançar um novo SUV médio competitivo.
No mercado premium, marcas como BMW, Volvo, Porsche, Audi, Mercedes-Benz e Land Rover dominam as vendas no Brasil, enquanto Jaguar e Lexus têm volumes muito baixos.
Jaguar, com modelos como o F-Type, F-Pace, E-Pace e I-Pace, está em processo de transformação para se tornar uma marca 100% elétrica. A Lexus, apesar de oferecer modelos como RX, NX e UX, tem pouca visibilidade no mercado brasileiro.
O Mercedes-Benz GLA está sumido do mercado, com poucas ações promocionais, contrastando com o líder de vendas BMW X1.
O hatch Série 1 da BMW continua à venda no Brasil, mas está desaparecido da mídia e chegará ao fim desta geração em breve.
Honda Accord e Toyota Camry são raros nas ruas e têm vendas baixas. A Toyota não está importando o Camry atualmente, enquanto a Honda lançou o novo Accord no ano passado, com 114 unidades vendidas no primeiro semestre de 2024.
Para saber mais, acesse UOL Carros.