Em seu perfil do Instagram, Lima Duarte conta várias histórias envolvendo carros, além de mostrar e falar sobre alguns deles.
Apaixonado por automóveis, o ator de 92 anos já apareceu com uma camiseta do modelo Romi-Isetta, considerado o primeiro automóvel fabricado no Brasil.
Duarte também conta histórias saborosas sobre os carros que tem ou já passaram por sua garagem.
Ele já apresentou, em seu sítio no Interior de São Paulo, foi um Citroën AX GTi 1995, seu veículo de uso diário, que no Brasil é extremamente raro.
Em vídeo postado nas suas redes sociais, Duarte elogia a estabilidade e a força do Citroën em subidas.
Além de ser raro no Brasil, com apenas cem exemplares importados no país, o AX GTi também é pensado para entregar desempenho.
Por um bom tempo, foi um dos modelos prediletos dos europeus que, até os dias de hoje, preparam carros para o desafio de subida de montanha.
Além do Citroën AX, o ator chamou a atenção nas redes sociais com sua picape Ford F-1000 1986.
O exemplar foi aprimorado pela Souza Ramos, hoje representante oficial da Mitsubishi no Brasil.
Na década de 1980, a Souza Ramos era revendedora Ford especializada em modificar carros e utilitários da marca norte-americana.
Como se não bastasse, tem sua relevância por ter rodado mais de 1 milhão de quilômetros, segundo seu proprietário.
Trata-se de uma picape especial: foi o veículo de Sinhozinho Malta, personagem interpretado por Duarte na novela "Roque Santeiro" (TV Globo).
A trama foi ao ar originalmente entre junho de 1985 e fevereiro do ano seguinte.
Em programa exibido na TV Globo em 2012, Duarte disse que se lembra do primeiro carro que teve: um Mercury Eight 1947.
Como todo carro que já passou pelas mãos do ator, seu Mercury, que não está mais com ele, era especial e tinha capota conversível.