5 carros nacionais que nunca chegaram às concessionárias

Por UOL

No início dos anos 2000, vários carros nacionais foram anunciados com grande expectativa, lembrando os icônicos Puma, Miura e Gurgel dos anos 80.

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Projetos nunca realizados: Muitos dos veículos anunciados naquela época nunca passaram do estágio de protótipo ou tiveram produção limitada, tornando-se "fogo de palha".

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San Vito S1: Apresentado em 2009, este esportivo conversível de dois lugares teve apenas um exemplar produzido, pertencente ao seu criador, Vito Simone. Equipado com um motor 1.8 turbo a etanol, o projeto não avançou além do protótipo.

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Obvio!: Criado por Anísio Campos em 2002, o Obvio! era um minicarro compacto com mecânica Volkswagen, planejado para venda pela internet e, posteriormente, como um carro elétrico para compartilhamento. Nunca foi produzido.

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Rossin-Bertin Vorax: Lançado no Salão do Automóvel de 2010 com grandes expectativas, o Vorax era um esportivo agressivo com planos de produção nacional. O modelo, que prometia um motor V10 com 570 cv, nunca foi produzido.

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Lobini H1: Lançado no Salão do Automóvel de 2002, o Lobini H1 era um esportivo fabricado em Cotia (SP) com um motor 1.8 turbo de 180 cv. Chegou a ser vendido, mas com produção limitada e sob encomenda.

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Falhas na execução: A maioria desses carros enfrentou dificuldades para sair do papel, seja por questões financeiras, tecnológicas ou falta de mercado adequado.

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Colecionáveis raros: Hoje, esses modelos são considerados "neo colecionáveis" devido à sua raridade e história, cobiçados por entusiastas e colecionadores.

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Impacto no mercado: Apesar de seu fracasso comercial, esses projetos refletem a busca da indústria automotiva nacional por inovação e presença no cenário internacional, mesmo que temporariamente.

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Eugênio / UOL
Publicado em 20 de Maio de 2024.