SAÚDE

6 doenças que "se aproveitam" da imunidade baixa para aparecer

Por Luiza Vidal

O sistema imunológico, responsável por proteger nosso corpo contra agentes estranhos, pode sofrer variações ao longo do dia. Em situações de estresse, falta de sono ou má alimentação, bactérias, vírus ou fungos se aproveitam desse organismo enfraquecido para aparecer.

Mas estamos falando de pessoas saudáveis e que não possuem uma imunodeficiência, que é quando o sistema imunológico não funciona perfeitamente --como pacientes com HIV ou indivíduos que possuem uma doença genética. 

Pessoas imunodeficientes podem desenvolver uma gama muito maior de doenças, dependendo do nível de   imunossupressão do organismo dela. 

Há os agentes infecciosos, que podemos contrair ao longo da vida, mas que ficam adormecidos em nosso corpo e, de fato, aproveitam essa queda na imunidade para aparecer, como o herpes e a bactéria que causa a tuberculose. 

Quem são eles? 

Mas há aqueles que temos contato diariamente (ou que já vivem no organismo) e que nosso sistema imunológico combate. Só que quando não estamos com a imunidade robusta, esses agentes “ganham” a batalha e dão as caras, causando quadros rotineiros, como dor de garganta, gripe, rinite, etc.

A seguir, veja 6 doenças -- e seus agentes -- que podem se manifestar quando descuidamos do nosso organismo e a imunidade cai: 

Muito bem adaptado ao ser humano, o vírus do herpes tipo 1 é facilmente transmitido, principalmente na infância. Mais tarde, em momentos de estresse --forte suficiente para mexer com a imunidade-- ele pode aparecer com feridas na região dos lábios. Uma vez no organismo, ele dificilmente ele irá embora.

1. Herpes oral

Getty Images/iStock

Tem as mesmas características citadas anteriormente, a diferença é que o herpes  tipo 2 aparece nos genitais. De acordo com os médicos, a maioria dos adultos já foi infectada em algum momento da vida. 

2. Herpes genital

Arte/UOL

Herpes tipo 3 (varicela-zoster), a primeira infecção geralmente ocorre na infância e pode causar a catapora. No período de latência ("adormecido"),  manifesta-se como herpes zoster quando a pessoa é adulta. Localizado nos gânglios nervosos, a doença progride para a pele, resultando em lesões doloridas.

3. Herpes zoster

Getty Images/iStock

 Normalmente, a doença se manifesta em situações de muito estresse. Não à toa, tem apresentado uma alta preocupante de casos desde o começo da pandemia. 

iStock

Quando uma pessoa é infectada pelo bacilo de Koch, a bactéria fica latente e, por um conjunto de fatores, além da queda na imunidade, surgem os sintomas da tuberculose, doença infecciosa que geralmente ataca os pulmões. 

4. Tuberculose

Getty Images/iStock

Neste caso, não é só a imunidade que "abre espaço" para a doença romper, mas também outros fatores como nível de exposição à bactéria, desnutrição, infecção do HIV etc. 

Getty Images/iStock

Aqui não depende muito do agente, mas, sim, da pessoa. Há quem tenha mais predisposição para ter dor de garganta ou então aqueles que sofrem mais com resfriado, gripe ou rinite. Todas essas doenças se aproveitam de uma queda na imunidade.

5. Infecções respiratórias

Getty Images/iStock

É outra doença comum que pode se manifestar em momentos de fragilidade da imunidade.  Mais comum em mulheres, a candidíase causa coceira e vermelhidão nos genitais.  O responsável por isso é o fungo Candida albicans, que normalmente vive em harmonia em algumas regiões do organismo. 

6. Candidíase

Getty Images/iStock

Em busca da imunidade "perfeita"? 

Não é tão difícil!  Inclua hábitos saudáveis na sua rotina, como:
- Alimentação equilibrada;
- Prática de exercício físico;
- Sono em dia;
- Evite tabagismo e álcool em excesso;
- Busque atividades prazerosas.

Caso as infecções estejam muito frequentes, procure um médico para investigar mais a fundo. Cuide-se!

Fontes: André Giglio Bueno, curador do HubCovid e infectologista da Santa Casa de Vinhedo e do Hospital das Clínicas de Campinas (SP); Ekaterini Simões Goudouris, imunologista e diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia); Renato Kfouri, infectologista e diretor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e Ronney Correa Mendes, membro do Departamento Científico de Imunização da Asbai e diretor clínico da Alergocenter Vacinação de São Luís (MA).

Reportagem: Luiza Vidal

Edição: Barbara Paludeti

Publicado em 28 de julho de 2021