Suga açúcar do sangue, desinflama e reduz ansiedade: os benefícios do coentro à saúde

Por Samantha Cerquetani

Não tem como ficar isento ao sabor do coentro: ele pode ser amado ou odiado com a mesma intensidade.

iStock

A erva faz parte de diversos pratos e é popularmente usada na culinária nordestina, indiana e mexicana como condimento e aromatizante.

Jennifer Borja / EyeEm

Ele é fonte de vitaminas A, B e C. Além disso, contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Getty Images

Por conta disso, seu consumo regular é benéfico para o organismo e até contribui na prevenção de doenças, principalmente quando o indivíduo mantém uma dieta balanceada.

Getty Images

A seguir, confira sete benefícios da erva.

Rodrigo Capote/UOL

1. Consumir coentro com regularidade pode diminuir os fatores de risco de problemas cardíacos como a pressão alta e os níveis de colesterol "ruim" (LDL).

iStock

2. É fonte de antioxidantes, como as vitaminas A e C, o que fortalecem o sistema imunológico e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.

Getty Images

3. As propriedades anti-inflamatórias do coentro podem proteger de algumas doenças que afetam o cérebro, como Alzheimer, estresse e ansiedade.

iStock

4. Acrescentar coentro na dieta diminui a prisão de ventre. A erva contém pequenas quantidades de fibras, o que estimula o movimento intestinal regular.

Jennifer Borja / EyeEm

5. O coentro é conhecido desde a antiguidade por auxiliar nos desconfortos gastrointestinais como gases, má digestão e náuseas.

Getty Images

6. Por conter antioxidantes, o coentro também ajuda a prevenir os danos celulares que levam ao envelhecimento precoce.

Rodrigo Capote/UOL

7. A erva também tem propriedades que diminuem o açúcar no sangue (glicemia) ao ativar algumas enzimas.

Getty Images

O consumo de coentro é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, há indivíduos que apresentam hipersensibilidade ao consumo da erva.

Jennifer Borja / EyeEm
Publicado em 29 de fevereiro de 2024.