O mamão é uma fruta amplamente consumida no Brasil, facilmente encontrada em feiras e supermercados durante todo o ano.
A safra do mamão ocorre nos meses de janeiro, fevereiro, junho, outubro e novembro. Existem diversas variedades, como papaia, formosa, da baía, macho e da índia.
Com baixo valor calórico (40 calorias em 100g), baixo índice glicêmico e rico em fibras, o mamão é aliado na manutenção do peso.
Conhecido por seu efeito laxativo, o mamão facilita o trânsito intestinal, reduzindo a absorção de toxinas, carboidratos e gorduras.
Rico em vitaminas A, C, E, do complexo B, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre, o mamão é uma riquíssima fonte de nutrientes.
As sementes do mamão são comestíveis e nutritivas, contendo ácido oléico, proteínas, fibras, cálcio e fósforo.
As fibras presentes no mamão estimulam o crescimento de bactérias benéficas no intestino, reduzem o tempo de trânsito intestinal e promovem maior excreção de toxinas.
A enzima papaína nas sementes facilita a quebra de proteínas, aumentando a absorção de nutrientes e ajudando a eliminar parasitas no corpo.
Com baixo índice glicêmico e rico em fibras, o mamão contribui para uma melhor digestão, bom funcionamento do intestino e aumento da saciedade, auxiliando no emagrecimento.
O mamão, quando combinado a uma alimentação saudável, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, graças ao seu teor de fibras.
Com baixo índice glicêmico, o mamão melhora os níveis de glicemia no sangue, sendo adequado para pessoas com diabetes.
Rico em vitamina C e A, o mamão fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e contribuindo para a saúde.
O licopeno, betacaroteno e vitamina C no mamão combatem radicais livres, preservam o colágeno e contribuem para a saúde da pele e cabelo.
Além de consumir a polpa, as sementes do mamão podem ser aproveitadas em cafés da manhã, e a fruta pode ser usada em saladas, sucos, vitaminas e sobremesas.
Para mais informações e dicas de saúde como essa, acesse VivaBem.
PixoStudio/Getty Images/iStockphoto