Com uma longa história de uso medicinal, o gengibre é um alimento que dá sabor extra a diversas receitas e contribui para manter a saúde.
O alimento tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, aliado a poucas calorias (80 kcal a cada 100 gramas) e alguns minerais importantes, como magnésio e potássio.
Veja detalhes dos benefícios:
1. Os gingerois, substâncias do gengibre, possuem propriedades digestivas e ajudam no controle de diabetes tipo 2.
2. Graças a suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a diminuir as dores menstruais, como comprovou estudo divulgado no Journal of Alternative and Complementary Medicine.
3. Conhecido por seu poder termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do organismo, o gengibre faz com que o organismo queime mais calorias e contribui para a perda de peso.
4. Tem sido estudado como tratamento alternativo para vários tipos de câncer. O alimento possui uma substância chamada gingerol em grandes quantidades, que é antioxidante.
5. A função cerebral também melhora com o consumo do alimento. Afinal, o gengibre atua contra o declínio cerebral decorrente da idade avançada.
6. Mais uma vez o gingerol, substância presente no gengibre fresco, é responsável por diminuir o risco de infecções no organismo.
7. Consumir gengibre ajuda o pâncreas a funcionar melhor e gerar mais enzimas que vão favorecer a absorção de nutrientes, facilitando a digestão.
8. O gengibre possui propriedades descongestionantes, o que contribui para limpar as vias respiratórias do muco, bastante frequentes em quadros de gripes e resfriados.
9. O gengibre ajuda a aliviar as náuseas. Além disso, o alimento diminui as náuseas e vômitos após cirurgias e em pacientes com câncer que precisam realizar quimioterapia.
10. Por possuir propriedades anti-inflamatórias, o consumo do gengibre ajuda a controlar a dor muscular após o exercício físico.
11. O efeito anti-inflamatório do gengibre alivia os sintomas da osteoartrite, doença que afeta as articulações devido à degeneração das cartilagens.
O gengibre é considerado um alimento bastante seguro e não faz mal para a maioria das pessoas. Mas, consumir em grande quantidade causa refluxo estomacal e diarreia.