Repelente natural, reduz mau hálito e suga açúcar do sangue: os benefícios do cravo-da-índia à saúde

Por Diana Cortez

O cravo-da-índia (ou Syzygium aromaticus, seu nome científico) é uma especiaria que contém substâncias que oferecem diversos benefícios para a saúde, inclusive para ajudar no tratamento de doenças.

iStock

Anti-inflamatório Natural: O cravo-da-índia contém eugenol, que possui propriedades anti-inflamatórias, sendo usado em tratamentos antigos como a ayurveda e a medicina chinesa.

Kitano

Proteção contra Micro-organismos: O eugenol presente no cravo-da-índia oferece proteção contra bactérias e fungos, tornando-o eficaz contra várias infecções.

iStock/Getty

Relaxamento Muscular: Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas tornam o óleo essencial de cravo-da-índia útil para aliviar a tensão muscular e a fadiga.

iStock

Ação Antioxidante: O eugenol minimiza a oxidação no corpo, reduzindo a ação dos radicais livres e retardando o envelhecimento celular.

iStock

Potencial no Combate ao Câncer: Estudos sugerem que o cravo-da-índia pode auxiliar no tratamento de certos tumores, apresentando ação antitumoral.

iStock

Possível Benefício para Cirrose: Pesquisas indicam que substâncias encontradas no cravo podem proteger contra a cirrose hepática, reduzindo a proliferação de células hepáticas malignas.

iStock

Repelente Natural: O óleo essencial de cravo pode repelir insetos, incluindo moscas e mosquitos, sendo também eficaz contra larvas do Aedes aegypti.

Ueslei Marcelino/Reuters

Combate ao Mau Hálito e Dor de Garganta: Suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias podem melhorar o hálito e ajudar no tratamento de infecções de garganta.

iStock

Potencial Antidiabético: Estudos sugerem que o cravo-da-índia pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e no estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

iStock

Formas de Consumo: O cravo-da-índia pode ser utilizado em botões secos ou em pó em pratos diversos e na preparação de infusões, como chá.

Getty Images/iStockphoto

Uso como Repelente de Insetos: Pode ser feito um repelente natural com álcool de cereais, óleo corporal e óleo essencial de cravo.

iStock

Riscos e Contraindicações: Deve-se evitar seu consumo durante a gravidez, amamentação e em crianças com menos de 6 anos, devido aos efeitos adversos como pressão baixa e hipoglicemia.

iStock

O cravo-da-índia pode causar alergias, sensibilidade cutânea, pressão baixa e problemas de coagulação do sangue.

Getty Images

Para saber mais, acesse VivaBem.

Drbouz/Getty Images
Publicado em 16 de abril de 2024.