Regula açúcar no sangue, fortalece imunidade e reduz colesterol: os benefícios da berinjela à saúde

Por Samantha Cerquetani

A berinjela é o fruto de uma planta chamada Solanum melongena. No Brasil, ela foi introduzida por imigrantes árabes e faz sucesso em diversas receitas.

Shvets Production/Pexels

O alimento é composto por 96% de água, é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e as do complexo B) e sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro. Além disso, é pouco calórico: 100 g do alimento possuem cerca de 20 calorias.

Shvets Production/Pexels

Controle do Diabetes: As fibras presentes na berinjela auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo para o controle da diabetes.

iStock

Perda de Peso: Com baixas calorias e alta quantidade de fibras, a berinjela promove a saciedade e ajuda na redução de peso.

iStock

Redução do Colesterol: Componentes como polifenóis e saponinas colaboram na diminuição do colesterol ruim, protegendo a saúde cardiovascular.

iStock

Fortalecimento da Imunidade: Rica em antioxidantes e vitaminas, a berinjela fortalece o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de doenças.

iStock

Saúde Intestinal: As fibras melhoram o funcionamento do intestino, prevenindo problemas como constipação e contribuindo para uma microbiota saudável.

iStock

Estudos Apontam: Pesquisas indicam que o consumo regular de berinjela pode reduzir o risco de doenças cardíacas e até mesmo prevenir certos tipos de câncer.

iStock

Água de Berinjela: Apesar da fama, não há comprovação científica de que a água de berinjela auxilie no emagrecimento.

Ron Lach/Pexels

Contraindicações: Indivíduos com anemia devem evitar o consumo excessivo de berinjela devido à interferência na absorção de ferro. Além disso, a presença de solanina pode ser prejudicial para pessoas com pedras nos rins.

iStock

Formas de Consumo: Cozida, assada ou grelhada, a berinjela é versátil e pode ser incorporada em diversas receitas saudáveis.

iStock

Babaganoush: Uma opção árabe de pasta de berinjela, perfeita como aperitivo ou acompanhamento.

Lucas Fonseca

Para saber mais, acesse VivaBem.

Léo Avesani
Publicado em 15 de abril de 2024.