Reforça imunidade, evita envelhecimento e equilibra açúcar no sangue: os benefícios da cebolinha à saúde

Por VivaBem

A cebolinha é uma erva bastante usada na culinária para adicionar sabor em diferentes pratos. Contém as vitaminas A, C e K, além de minerais como cálcio, potássio e ferro.

Roman Stasiuk/Getty Images/iStockphoto

A seguir, confira as vantagens de incluir a cebolinha na dieta.

iStock

Contribui com o coração

A cebolinha pode ser benéfica para a saúde cardíaca por conter compostos sulfurados, fibras e potássio, que estão relacionados à redução do colesterol e controle da pressão.
iStock

Reforça a imunidade

Por conter antioxidantes, a erva ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ao neutralizar os radicais livres, os antioxidantes contribuem para manter as células do sistema imunológico saudáveis e eficazes.
iStock

Ajuda no controle do peso

Pode controlar o peso devido ao baixo teor de calorias e alto teor de fibras, que promovem a saciedade. Dessa forma, a pessoa sente menos fome e consome menos calorias.
iStock

Regula a glicemia

A cebolinha regula os níveis de glicose no sangue por conta de seus compostos sulfurados, que melhoraram a sensibilidade à insulina e controlam os níveis de açúcar no sangue.
iStock

Melhora a digestão

As fibras melhoram o funcionamento do trato digestivo. O alimento também contém agentes antibacterianos e antifúngicos que são úteis na prevenção de doenças gastrointestinais.
iStock

Faz bem para os olhos

O consumo regular pode reduzir o risco de desenvolver doenças oculares crônicas devido a alguns nutrientes. Entre eles, a vitamina A mantém a retina saudável e melhora a visão noturna.
iStock

Melhora a saúde dos ossos

A vitamina K contribui com a produção de proteínas responsáveis pela formação e manutenção dos ossos. Além disso, regula o uso de cálcio pelo corpo.
Oleh Veres/iStock

Evita o envelhecimento precoce

Pode diminuir o risco de envelhecimento precoce por ter antioxidantes que neutralizam os radicais livres. Dessa forma, diminui os danos que aceleram o processo de envelhecimento.
iStock

A cebolinha é um alimento considerado seguro para a maioria das pessoas quando consumido em quantidades adequadas.

RistoArnaudov/Getty Images

Algumas pessoas podem ser alérgicas. Nesses casos, costumam apresentar coceira, inchaço, dificuldade respiratória e reações cutâneas logo após o consumo.

iStock

Apesar de raro, há ainda o risco de interação com alguns medicamentos, como anticoagulantes ou fármacos que controlam a pressão e colesterol.

Roman Stasiuk/Getty Images/iStockphoto
Publicado em 24 de Maio de 2024.

Veja Também