Reduz risco de câncer, suga açúcar do sangue e diminui ansiedade: os benefícios do tomate à saúde

Por Samantha Cerquetani

O tomate (Solanum lycopersicum) é o fruto do tomateiro e é nativo da América do Sul. Pertence à família das Solanáceas, como o pimentão, o jiló, a berinjela e a batata.

iStock

É rico nas vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro. A substância que dá a coloração vermelha ao fruto se chama licopeno, é um carotenoide e possui vários benefícios para a saúde.

Fcafotodigital/Getty Images

Prevenção do Câncer de Próstata: Estudos sugerem que o licopeno presente no tomate pode reduzir o risco desse tipo de câncer, especialmente quando consumido cozido.

Peakstock / Shutterstock.com

Saúde do Coração: O licopeno ajuda a diminuir o colesterol ruim e o estresse oxidativo, beneficiando a saúde cardiovascular.

iStock

Proteção da Pele: O consumo de tomate pode ajudar a proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol, reduzindo as queimaduras solares.

iStock

Saúde Ocular: Rico em vitamina A e outros nutrientes, o tomate é benéfico para a visão, prevenindo doenças oculares.

iStock

Controle da Pressão Arterial: O potássio presente no tomate ajuda a regular a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração.

iStock

Gestação Saudável: O tomate é uma fonte de vitaminas essenciais para gestantes, como a vitamina A e o ácido fólico.

iStock

Combate à Diabetes: O cromo presente no tomate pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, beneficiando pessoas com diabetes tipo 2.

iStock

Efeito Laxativo: A presença de fibras e naringenina pode ajudar a regular o funcionamento do intestino, combatendo a constipação.

iStock

Alívio da Menopausa: Estudos indicam que o consumo de suco de tomate pode reduzir os sintomas da menopausa, como ansiedade e alterações cardíacas.

iStock

Riscos e Contraindicações: Embora seja seguro para a maioria das pessoas, o tomate pode causar alergias e deve ser evitado por quem tem refluxo ou diverticulite.

iStock

Versatilidade na Cozinha: O tomate pode ser usado em uma variedade de pratos, desde saladas até molhos e sucos, oferecendo opções saudáveis e saborosas.

Léo Avesani

Consumo Recomendado: Uma unidade média de tomate por dia é ideal para usufruir de seus benefícios nutricionais.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 15 de abril de 2024.