Reduz germes da obesidade, regula intestino e emagrece: os benefícios do chá preto à saúde

Por UOL

Pesquisa da Universidade da Califórnia revela que o chá preto pode auxiliar na perda de peso e trazer benefícios à saúde, competindo com a fama do chá verde.

iStock

O estudo, publicado no "European Journal of Nutrition", destaca que tanto o chá preto quanto o verde alteraram a composição das bactérias intestinais em ratos, com redução de germes associados à obesidade.

iStock

Compostos presentes no chá preto, conhecidos como polifenóis, foram identificados como influenciadores do metabolismo, desafiando a ideia anterior de que o chá verde era mais eficaz nesse aspecto.

Getty Images/iStockphoto

Ratos que receberam suplementos de extratos de chá preto apresentaram perda de peso semelhante àqueles em uma dieta com baixo teor de gordura, evidenciando o potencial do chá preto como coadjuvante na perda de peso.

Olena Kurashova/iStock

O estudo sugere que o chá preto, através de modificações na microbiota intestinal, pode contribuir para melhorias na saúde e perda de peso em seres humanos.

iStock

Polifenóis presentes tanto no chá preto quanto no verde são destacados como os componentes-chave que desempenham funções benéficas no organismo.

iStock

Anteriormente, acreditava-se que os polifenóis do chá verde ofereciam mais benefícios à saúde. No entanto, esta pesquisa aponta que o chá preto pode ter um papel semelhante.

Getty Images/iStockphoto

As descobertas indicam que, por meio da influência na microbiota intestinal, o chá preto pode ser uma opção promissora para aqueles que buscam melhorar a saúde e perder peso.

iStock

Os ratos que receberam suplementos de extratos de chá preto ou verde mostraram resultados semelhantes de perda de peso, evidenciando a eficácia do chá preto nesse contexto.

Peter Ilicciev/Fiocruz Imagens

A autora do estudo, Susanne Henning, sugere que os amantes de chá preto podem encontrar uma nova razão para consumi-lo, considerando seus potenciais benefícios para a saúde e perda de peso.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 27 de dezembro de 2023.