Reduz estressa, aumenta energia e amplia imunidade: os benefícios da tâmara à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

Conhecida como o "caramelo da natureza", a tâmara é uma das frutas mais doces e geralmente é consumida na forma seca.

iStock

Rica em carboidratos, é uma fonte de várias vitaminas e minerais, como vitaminas A, C, do complexo B, betacaroteno e luteína.

Reinaldo Canato/UOL

Devido à frutose, oferece um sabor suave e é uma ótima fonte de energia, sendo um substituto saudável para o açúcar branco em receitas.

Marcel Vincenti/UOL

Extraída da tamareira, uma palmeira cultivada há séculos, existem cerca de 50 tipos de tâmaras, classificadas em secas, semi-secas e suculentas.

iStock

Tâmaras Secas: Podem ter até 80% mais açúcar que as variedades frescas, devido ao processo de desidratação industrial.

iStock

Benefícios Nutricionais: Rica em fibras, fornece saciedade e ajuda no funcionamento do intestino, além de ser uma boa fonte de energia e ajudar no desenvolvimento muscular.

iStock

Fortalecimento do Sistema Imunológico: Contém zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Getty Images/iStockphoto

Prevenção de Anemia: O ferro presente ajuda no transporte de oxigênio, combatendo a anemia e seus sintomas.

iStock

Redução do Estresse: A presença de magnésio ajuda a relaxar e reduzir a tensão, contribuindo para o bem-estar.

iStock

Saúde Ocular e Cognitiva: A vitamina A e os flavonoides ajudam na saúde dos olhos, enquanto os flavonoides e o zinco contribuem para a saúde cerebral.

iStock

Fortalecimento Ósseo: Fonte de cálcio, potássio e magnésio, ajuda no crescimento e desenvolvimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

iStock

Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Compostos antioxidantes ajudam a promover a saúde das artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

iStock

Benefício em Estudo para Gestantes: Consumir tâmaras no final da gestação pode facilitar o trabalho de parto e reduzir a necessidade de indução.

iStock

Pode ser consumida pura, com queijo ou em receitas como adoçante natural, oferecendo versatilidade na culinária.

iStock

Recomenda-se moderação no consumo, especialmente para diabéticos e pessoas que buscam perder peso, devido ao seu alto teor calórico.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 09 de Maio de 2024.

Veja Também