A castanha-de-caju é rica em gorduras saudáveis, proteínas, fibras, magnésio, fósforo, cobre e zinco.
Benefícios para o coração: As gorduras saudáveis e antioxidantes da castanha-de-caju ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), além de proteger contra doenças cardíacas.
Fortalece o sistema imunológico: O zinco e a vitamina E presentes na castanha-de-caju ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a proteger as células do corpo.
Controle do açúcar no sangue: Com baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, as castanhas-de-caju ajudam a regular a glicemia e são benéficas para pessoas com diabetes.
Aumenta a saciedade: As gorduras saudáveis, proteínas e fibras presentes prolongam a sensação de saciedade, contribuindo para o controle do peso.
Saúde óssea: O magnésio, fósforo e vitamina K das castanhas-de-caju são importantes para a saúde dos ossos e prevenção de fraturas.
Melhora a pele e o cabelo: A vitamina E, ácidos graxos, cobre e zinco promovem a hidratação, elasticidade da pele e fortalecem o cabelo.
Redução do risco de doenças crônicas: O consumo regular de antioxidantes nas castanhas-de-caju pode diminuir o risco de câncer e doenças neurodegenerativas.
Quantidade recomendada: Devido ao seu alto valor calórico, recomenda-se consumir até três castanhas por dia para evitar ganho de peso.
Efeitos do selênio em excesso: Embora seja antioxidante, o consumo excessivo de selênio pode causar efeitos negativos, como irritabilidade e problemas gastrointestinais.
Formas de consumo: As castanhas podem ser consumidas assadas, em receitas doces, pastas, ou adicionadas em saladas, frutas, iogurtes e vegetais.
Para saber mais, acesse VivaBem.