Neutraliza radicais livres, previne catarata e fortalece imunidade: os benefícios do azeite de dendê à saúde

Por Samantha Cerquetani

Características do Azeite de Dendê: Rico em gorduras saturadas e insaturadas, antioxidantes e vitaminas, utilizado em receitas doces e salgadas.

Divulgação

Saúde Cardiovascular: Reduz colesterol LDL e aumenta HDL; a vitamina E diminui a oxidação do colesterol LDL e protege o coração.

iStock

Propriedades Antioxidantes: Contém tocoferóis, tocotrienóis e carotenoides que neutralizam radicais livres e protegem as células do estresse oxidativo.

Getty Images

Benefícios para a Pele: Antioxidantes e ácidos graxos ajudam a prevenir envelhecimento precoce, rugas e danos solares; promove cicatrização e reduz inflamações.

iStock

Saúde Digestiva: Estimula a produção de bile, melhora a digestão de gorduras e absorção de vitaminas lipossolúveis; reduz inflamação no trato digestivo.

iStock

Saúde Ocular: Antioxidantes, como carotenoides e vitamina E, protegem os olhos contra danos oxidativos e previnem catarata e degeneração macular.

iStock

Fortalecimento Imunológico: Vitaminas e antioxidantes protegem as células e ajudam a combater infecções.

iStock

Contraindicações: Consumo excessivo pode elevar colesterol LDL, causar ganho de peso, e sobrecarregar o sistema digestivo; risco aumentado de doenças crônicas.

iStock

Quantidade Recomendada: Limitar a 1-2 colheres de sopa por dia para equilibrar os benefícios e evitar problemas associados ao excesso de gorduras saturadas.

Thinkstock

Uso na Culinária: Comum em pratos tradicionais como acarajé e moquecas; usado em molhos, marinadas, caldos e feijões.

Divulgação

Preparação Tradicional: Ingrediente típico da culinária nordestina, enriquecendo sabores em pratos como vatapá e caruru.

Marília Camelo/UOL

Moderação no Consumo: Deve ser combinado com outras gorduras saudáveis para equilibrar a dieta e aproveitar seus benefícios sem excessos.

Getty Images/iStockphoto

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 09 de agosto de 2024.

Veja Também