O açafrão é colhido da flor Crocus sativus e pode custar tanto quanto o ouro, devido à sua produção manual e necessidade de milhares de flores para produzir 1 kg.
Embora sua origem seja incerta, acredita-se que o açafrão tenha sido cultivado no Mediterrâneo e usado desde a Antiguidade por suas propriedades medicinais.
Em uma colher de café de açafrão, há 14 calorias, além de cálcio, magnésio, potássio e vitamina C.
Rico em antioxidantes - Açafrão contém compostos como crocina, crocetina, safranal e kaempferol, que protegem as células contra o estresse oxidativo e envelhecimento precoce.
Benefícios para o humor - O consumo de açafrão pode ajudar a reduzir sintomas de depressão leve a moderada, embora precise ser associado a outros tratamentos.
Ajuda na síndrome pré-menstrual - Açafrão pode diminuir sintomas da SPM, como irritabilidade, dores de cabeça e ansiedade.
Photoboyko/Getty Images/iStockphoto
Propriedades afrodisíacas - Estudos indicam que o açafrão pode melhorar a função sexual em homens e mulheres, especialmente para quem usa antidepressivos.
Contribui para a saciedade - O açafrão pode ajudar a reduzir o apetite, o que indiretamente auxilia na perda de peso.
Efeitos sobre o Alzheimer - Com seus antioxidantes, o açafrão pode melhorar a cognição e reduzir inflamações em pessoas com Alzheimer.
Melhora a visão - Pesquisas indicam que o açafrão pode ser benéfico para a saúde ocular, especialmente para quem sofre de degeneração macular relacionada à idade.
Estudos sobre câncer e coração - O açafrão pode combater células cancerosas em testes de laboratório e reduzir o colesterol ruim (LDL), beneficiando a saúde cardiovascular.
Riscos e cuidados no consumo - Embora seguro em pequenas quantidades, o consumo excessivo de açafrão pode ser tóxico, e grávidas e lactantes devem evitá-lo.
Para mais informações, acesse VivaBem.