A babosa, também conhecida como aloe vera, pode proporcionar diversos benefícios à saúde devido às suas propriedades hidratantes e anti-inflamatórias.
Entretanto, ainda não há estudos que considerem seguro seu consumo via oral. A indicação é apenas usá-la de forma externa.
A seguir, veja detalhes sobre os benefícios do uso da babosa.
1. Faz bem para pele e cabelos
O gel de babosa ajuda na hidratação dos cabelos, melhorando os fios secos e quebradiços e diminuindo o frizz. Também contribui com o crescimento e reduz a queda.
Por conter anti-inflamatórios, como a aloesina (flavonoide), pode reduzir a inflamação na pele e em outras partes do corpo.
3. Contribui com a saúde bucal
Bochecho com gel de babosa podem trazer benefícios para algumas afecções bucais, principalmente aquelas provocadas por bactérias. No entanto, requer cautela na dosagem.
4. Retarda o envelhecimento
Por ter antioxidantes, como as vitaminas C e E, betacaroteno e polifenóis, a babosa ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento.
miodrag ignjatovic/Getty Images
A babosa não é uma planta comumente consumida, apesar de apresentar muitas vitaminas e sais minerais.
Em excesso, pode trazer riscos, como irritações gástricas e até interferir na absorção de algumas vitaminas.
Os profissionais consultados por VivaBem destacam que, até o momento no Brasil, existem apenas alguns estudos científicos que avaliaram a toxicidade do alimento.
Ainda não existem evidências suficientes para concluir sobre a autorização de produtos à base de babosa em forma de uso oral.